Segunda fase da Fuvest 2023 começa no próximo domingo

Alunos que sonham em entrar na USP aguardam pelo dia da aprovação

por Mariana Ramos sex, 06/01/2023 - 18:32
Divulgação/USP Mais de 30 mil jovens estão inscritos na Fuvest Divulgação/USP

A segunda fase do vestibular para acesso único à Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) de 2023, acontece neste domingo (8) e na segunda (9). Cerca de 30 mil candidatos estarão presentes nos dois dias para realizar as provas das 13h às 17h.

No domingo, a prova será discursiva com questões de português e redação. Já na segunda, serão 12 questões que vão de acordo com assuntos do curso escolhidos, também discursivas.

É importante que os candidatos estejam presentes no local de prova no horário correto e munido de documento original com foto e uma caneta esferográfica azul transparente. Vale lembrar que, durante a aplicação das provas, não será permitido se alimentar dentro de sala, apenas em uma área externa com permissão do fiscal.

Os interessados deverão utilizar máscara durante todo o período que estiverem na sala de aplicação do teste. Uso de aparelhos eletrônicos e chapéus não serão permitidos.

Alguns estudantes estão ansiosos pela aprovação, como é o caso de Gabriela Carvalho Dantas, de 18 anos, nascida em Sergipe e que sonha em fazer sistemas de informação na USP. “É uma faculdade que dá muitas oportunidades de emprego para área de tecnologia da informação, tendo vários alunos que vão estagiar em empresas como o google, a samsung, o facebook”, conta Gabriela.

A estudante afirma estar curiosa sobre o tema da redação: “Minha expectativa para domingo é saber o tema da redação, (...) são temas que exigem uma análise filosófica e dão mais liberdade de você desenvolver seu argumento em comparação ao modelo do Enem que é todo fechadinho.”

No preparo para as questões discursivas, Gabriela desabafa o nervosismo mas não desiste da confiança: “Também tô nervosa com as questões abertas, mas acho que consigo me sair bem. Nas matérias específicas eu tenho um medo maior pela dificuldade ser elevada, mas eu treinei muito.”

Ao todo, a USP oferece 8.230 vagas em cursos de graduação para os vestibulandos da Fuvest, onde 4.961 deles são de ampla concorrência, 2.173 são para estudantes de escolas públicas e 1.096 vagas são destinadas para candidatos pretos, pardos e indígenas. 

Os resultados da Fuvest sairão no dia 30 de janeiro. Haverá, também, uma chance de segunda chamada no dia 10 de fevereiro para os que não conseguiram realizar a prova durante o período normal.

COMENTÁRIOS dos leitores