PL prevê psicólogo em empresa com mais de 100 funcionários
De acordo com a senadora Rose de Freitas (MDB-ES), autora do projeto, o psicólogo poderá colaborar na alocação correta dos profissionais, permitindo que eles possam atuar com o uso de todo o seu potencial, que, em muitos casos, passa imperceptível aos olhos dos administradores.
Tramita, no Senado Federal, um Projeto de Lei que inclui nas diretrizes da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), a contratação de psicólogos em empresas que tenham mais de 100 funcionários. A proposta foi apresentada pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES).
Apesar de reconhecer que as leis trabalhistas são minuciosas quanto à saúde e à segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho, a parlamentar afirma não ver a mesma preocupação em relação aos problemas psicológicos dos empregados.
Na justificativa do projeto, a senadora aponta que empresas modernas já perceberam a vantagem de oferecer atenção psicológica a seus funcionários, pois se espera que um ambiente psicologicamente saudável seja mais produtivo. Ainda de acordo com ela, o psicólogo poderá colaborar na alocação correta dos profissionais, permitindo que eles possam atuar com o uso de todo o seu potencial, que, em muitos casos, passa imperceptível aos olhos dos administradores.
Rose destaca, ainda, que o projeto tem caráter preventivo, e trata-se de conhecer, verdadeiramente, os limites e os potenciais dos empregados.
O texto aguarda agora ser avaliado pelas comissões e plenário da Casa Legislativa.