UFPE oferta disciplina prática e teórica de surfe
Pioneira em Pernambuco, a oferta do tema faz parte do curso de bacharelado em Educação Física
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai ofertar uma disciplina prática, na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, em janeiro e fevereiro, e teórica de surfe. Pioneira em Pernambuco, a oferta do tema faz parte do curso de bacharelado em Educação Física da instituição e está alinhada às ações realizadas dentro do projeto de extensão sUrFPE.
Os interessados podem se inscrever, através do formulário eletrônico. Ao todo, a iniciativa conta com 25 vagas. De acordo com o projeto, os participantes da disciplina terão direito a certificado apenas com participação em todos os encontros teóricos e, pelo menos, uma atividade prática, ou seja, 75% de presença.
A disciplina de surfe será oferecida no segundo semestre de cada ano, sendo em 2023, realizada no semestre letivo 2023.2. A modalidade tem como objetivo tratar o esporte enquanto atuação profissional, abordando competências físicas e técnicas, planejamento e elaboração de intervenções de letramento, modelos de negócios, estratégias de avaliação e aspectos biopsicossociais e culturais.
“Focaremos nos aspectos de formação, treinamento e benefícios terapêuticos do surfe. Os estudantes viverão, dessa forma, a experiência de aprendizes e instrutores, além de participarem de discussões relacionadas aos aspectos teóricos da modalidade”, aponta o professor do Departamento de Educação Física, Tony Meireles.