Como não desanimar para o segundo dia de provas do Enem?

Professor Ricardinho explica que o aluno deve manter um equilíbrio durante esta semana

por Mariana Ramos ter, 07/11/2023 - 16:33
Freepik Estudantes podem ficar cansados após 5h de prova Freepik

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é dividido em dois dias. Na edição de 2023, foi o domingo (5) e será o próximo, 12 de novembro. No primeiro dia, os estudantes responderam questões de linguagens e ciências humanas, mais a redação. Já no segundo domingo será a prova de matemática e ciências da natureza. 

Após um longo dia de vestibular, com mais de 5h em sala resolvendo questões, é comum que o estudante se sinta cansado ou desanimado. O professor de matemática Ricardinho explica que as costas e a cabeça pode doer, mas é preciso ter foco no seu objetivo para realizar um bom exame no segundo dia.

O docente lembra que o estudante deve ter um dinamismo em traçar as quatro disciplinas com duas áreas de conhecimento, matemática e ciências da natureza (biologia, física e química). Para Ricardinho, é importante fazer um balanço durante a semana, entre descansar e revisar os conteúdos.

“Vai ter o momento dele (o aluno) descansar, mas ele também tem que ter um foco em resolver algumas questões das quatro disciplinas porque é a última semana dele”, explica o profissional.

“Então não pode ter um esgotamento mental, ele precisa ter um equilíbrio e ele vai fazer exercício, ele vai treinar, vai assistir alguns alunos, algumas dicas, relaxamento também é importante o treinamento dele, somente prévia da prova, um dia antes relaxar bastante, mas durante a semana é bom ver o que mais cai e fazer um treinamento para poder aperfeiçoar o que ele já sabe”, declara.

Ricardinho indica que os estudantes comecem a semana revisando os assuntos que eles têm mais facilidade nas quatro áreas de conhecimentos, observar a matemática, acessar naturezas e pegar questões mais simples dos últimos anos do Enem para praticar.

Essa prática é importante, em especial, para o TRI, a Teoria de Resposta ao Item, em que acertar questões fáceis contam mais para o estudante do que acertar difíceis e errar fáceis, técnica veio para tentar evitar fraude no exame. 

“O aluno precisa ter esse direcionamento, resolver questões dos anos anteriores, questões mais fáceis. Em matemática tem mais razão, proporção, porcentagem, regra de três simples, composta”, destaca o docente.

“É o foco, o sonho, para poder conseguir o objetivo dele (do aluno). Então, é semana de revisar, semana de levantar a cabeça, semana de foco total, até porque ele estudou o ano inteiro e ele tem essa semana apenas para concluir o que ele tentou durante o ano inteiro”, finaliza Ricardinho.

COMENTÁRIOS dos leitores