Fuvest: 1ª fase tem questão sobre Wandinha

A prova foi aplicada para mais de 100 mil estudantes neste domingo, 19

dom, 19/11/2023 - 19:23
Marina Lima Estudantes fazendo prova de vestibular Marina Lima

A primeira fase da prova da Fuvest 2024, o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), teve questões de interpretação envolvendo o trabalho do cuidado, que foi tema da redação do Enem 2023, cobrou história do Brasil só até a presidência de Juscelino Kubitschek e pediu para que os candidatos mapeassem o DNA de Wandinha Addams para descobrir como ela herdou seu poder de visão. A prova foi aplicada para mais de 100 mil estudantes neste domingo, 19.

Segundo a própria Fuvest, o índice de abstenção na primeira fase ficou em torno dos 8%, menor que os mais de 11% registrados no vestibular do ano passado. Ao todo, 100.818 candidatos realizaram a prova, apoiada majoritariamente por questões interdisciplinares, alternando entre uma questão e outra os temas cobrados.

Uma dessas questões abordou com dois textos o trabalho do cuidado, que foi tema da redação do Enem 2023, aplicada no último dia 5. "Isso mostra a importância do tema, uma vez que a prova da Fuvest provavelmente foi elaborada até julho, no máximo", comenta Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli.

Outros temas que surgiram na prova foram violência doméstica, o conceito de raça, o aumento da população autodeclarada preta e parda no Brasil e as tragédias climáticas sofridas no litoral norte de São Paulo em fevereiro deste ano. "O que me chamou muita atenção na prova em si foi a de história. Não caiu nada de regime militar para frente, ela estacionou em Juscelino Kubitschek e depois não se tem mais nada", comenta Alvarez.

Professor de história do Cursinho da Poli, Fernando Rodrigues também observa a ausência de questões sobre a Antiguidade, Idade Média e outros períodos importantes do País, como a Guerra de Canudos, a Revolta da Vacina ou a Revolução Praieira. "Questões e movimentos sociais contestatórios não apareceram muito, sejam eles rurais, urbanos ou militares", diz.

COMENTÁRIOS dos leitores