Petrobras oferece cursos de capacitação em novo programa
Objetivo é capacitar indivíduos em situação de vulnerabilidade social
A Petrobras acaba de lançar o Programa Autonomia e Renda, que oferecerá cursos de capacitação profissional, incluindo formação inicial continuada (FIC) e cursos técnicos, para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em parceria com SESI-SENAI e Institutos Federais de Tecnologia, Ciência e Inovação, a primeira fase do programa está alinhada com as diretrizes do Programa Capacita PAC do governo federal.
O objetivo é capacitar profissionalmente indivíduos em situação de vulnerabilidade social e sem vínculo formal de trabalho, priorizando grupos minorizados como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e refugiados.
Os participantes serão treinados para atuar no setor de Energia, contribuindo para a implementação do Plano Estratégico 2024–2028+. A primeira fase do programa atenderá estados como Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo que 37% das vagas serão destinadas a Pernambuco. Mais de 19 mil vagas serão oferecidas nos estados abrangidos, abrangendo cursos FIC no SENAI e Institutos Federais, além de cursos técnicos no SENAI e Institutos Federais.
A Petrobras ainda fez uma iniciativa em parceria com o municipio de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho para localizar as pessoas que já trabalharam na primeira etapa da obra.
Os participantes selecionados nos processos seletivos conduzidos pelo SENAI e Institutos Federais receberão bolsa-auxílio de R$ 660 mensais durante o período dos cursos. Para mulheres com filhos até 11 anos, a bolsa auxílio será de R$ 858 mensais. Além da bolsa-auxílio, o programa oferece reforço em Português e Matemática, conteúdo obrigatório de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), acompanhamento psicossocial e cursos para desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais, fortalecendo a segurança nas operações.