Lançamento do livro "Caminhos do Açúcar", de Raul Lody

Publicação é inspirada nos cenários sociais nordestinos da obra de Gilberto Freyre

por Karolina Pacheco sex, 16/03/2012 - 16:52
Reprodução/Divulgação A obra permite ao leitor um mergulho além do universo freyriano Reprodução/Divulgação

Obras do escritor e sociólogo Gilberto Freyre serviram de pontapé inicial para o antropólogo Raul Lody discutir temas como ecologia, gastronomia, estética, religiosidade e outros aspectos encontrados nos cenários sociais nordestinos, particularmente em Pernambuco.  A análise resultou no livro “Caminhos do açúcar”, pela editora Topbooks, que será lançad no dia 20 de março, às 19h, na Arte Plural Galeria.



Além de admirador, Lody é intérprete e pesquisador da obra de Gilberto Freyre, o que proporciona aos leitores a passear por referências freyrianas. A começar de um modo geral e partindo depois para particularidades e peculiaridades.



Festividades como São João, natal, carnaval e semana santa são algumas dos motes de pesquisa utilizados por Raul para traçar o perfil da culinária e religiosidade nordestina. Os modos de vestir e dançar e a relação existente com a África, sobretudo o legado deixado pelas culturas do Magreb, do norte africano.



A relação entre e Freyre foi além da academia. A amizade entre os dois também é relatada no livro, inclusive vivências e encontros dos dois em festas na casa de Gilberto, em Apipucos.



SERVIÇO



Lançamento do livro “Caminhos do Açúcar”, de Raul Lody



20 de março, às 19h.



Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - Recife – PE)



Informações: (81) 3424.4431

COMENTÁRIOS dos leitores