"Homens e Caranguejos" é encenado no Recife

Inspirada no romance de Josué de Castro, peça faz um paralelo entre o universo abordado pelo autor e a realidade de comunidades brasileiras

por Marina Suassuna seg, 04/06/2012 - 09:42
Divulgação/Alícia Peres O espetáculo se apresentou por diversas cidades do interior paulista e agora dá continuidade a sua turnê no Recife Divulgação/Alícia Peres

Contemplada com o ProaC de Montagem Teatral em 2011, prêmio concedido pelo Governo do Estado de São Paulo para fomentar a arte e a discussão, a montagem do romance homônimo do geógrafo pernambucano Josué de Castro, Homens e Caranguejos, chega ao Recife nos próximos dias 16 e 17 no Sesc Santo Amaro. O espetáculo, inédito, é uma parceria da Cia Duas de Criação (PE) com o Coletivo Cênico Joanas Incendeiam (SP).

Escrito em 1966, o romance foi traduzido em várias línguas e adaptado para o teatro pela francesa Gabriele Cousin em 1969, mas nunca encenado em âmbito nacional. Com dramaturgia e encenação de Luciana Lyra, a montagem que chega ao Recife enfatiza a atualidade das questões abordadas por Josué de Castro.

O espetáculo é permeado de histórias tocantes e cômicas que analisam o fenômeno social da miséria e da fome em todas as suas contradições e consequencias. Recife e São Paulo são as cidades escolhidas como cenário da narrativa.

As comunidades do Boqueirão, na Zona Sul da capital paulista e a Ilha de Deus, na capital pernambucana, constituem o recorte escolhido pelas criadoras para ambientar a montagem, que cria fricções entre o universo constituído por Josué e o cotidiano dessas comunidades, ao invés de fazer uma transposição literal do romance. Ambas as comunidades foram pesquisadas durante dois anos e identificadas como locais que reproduzem a vulnerabilidade da população denunciada por Josué.

A trama do espetáculo gira em torno de um menino, que chegou à cidade e aos mangues com seu pai, fugindo da seca, depois da morte do irmão mais velho. Sua vida se divide entre trabalhar para o padre, como catador de caranguejos, a vontade de brincar e a amizade com um homem sábio que vive em um mocambo com as pernas imóveis e se torna responsável por fomentar no menino certa consciência política, além de estimulá-lo a lutar contra um rei pelo direito a terras.

A rota Sertão/Zona da Mata/ mangue recifense/periferia paulistana é metaforizada nesta montagem. Destaque para a direção musical de Nilton Jr. e produção musical de Buguinha Dub e Paulo Torres. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

Espetáculo: Homens e Caranguejos

Sábado (16), às 19h e Domingo (17), às 17h

SESC Santo Amaro – Teatro Marco Camarotti (Rua do Pombal, s/nº - Santo Amaro / Recife - PE)

Gratuito

Classificação etária: 16 anos

Capacidade para 100 lugares

Informações: (81) 3216-1713 / 3216-1714 / 3216-1715

COMENTÁRIOS dos leitores