Luta das mulheres soviéticas é abordada em livro

‘Mulher, Estado e Revolução' foi premiado no Berkshire Conference Book Award

por Maria Eduarda Barbosa sab, 08/03/2014 - 14:22
Reprodução/Capa do livro Livro será lançado no Brasil em 2014 Reprodução/Capa do livro

Nesta data, 8 de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, nada mais justo que lembrar a busca delas pela igualdade com uma leitura sobre o tema. A opção é o premiado livro Mulher, Estado e Revolução: política familiar e vida social soviéticas, 1917-1936. Escrito por Wendy Goldman, professora da Universidade Carnegie Mellon (EUA), a obra examina as mudanças sociais por que a sociedade soviética passou nas duas primeiras décadas pós-revolução, com destaque nas mulheres e na relação que elas estabeleceram o Estado revolucionário.

Além de abordar as grandes experiências da libertação da mulher e do amor livre, a obra trabalha as falhas da burocracia stalinista, examinando questões sociais relevantes para movimentos sociais, mas, acima de tudo, recupera as lutas diárias e ideias de mulheres trabalhadoras e camponesas.

Vencedora do Berkshire Conference Book Award, a obra chega ao Brasil pela Boitempo em parceria com a Edições ISKRA. A versão brasileira ainda será enriquecida com fotografias da época e textos complementares como prólogo escrito por Diana Assunção, historiadora e militante dos direitos das mulheres. Lançamento do livro deve ocorrer ainda em 2014

COMENTÁRIOS dos leitores