Exposição retrata transformações de transexuais
'Mulheres: nascer é comprido', do fotógrafo Chico Ludermir, mostra a transição e o dia a dia de 10 mulheres trans do Recife
As transformações corporais e o dia a dia de 10 transexuais recifenses compõem a série fotográfica exposta na mostra Mulheres: nascer é comprido, do fotógrafo Chico Ludermir. A instalação será inaugurada nesta quinta (23), na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), às 20h30.
As fotos, impressas em azulejo, exploram o tema da transformação corporal vivida por transexuais. Ao todo, 20 fotografias fazem parte do trabalho, sendo 10 capturadas por Ludermir e as demais vindas de arquivos pessoais das mulheres 'trans'. A pesquisa durou dois anos e exigiu do fotógrafo uma imersão profunda em seu campo de estudo. Ainda fazem parte da exposição um conjunto de 10 breves vídeos nos quais estas mulheres falam de seus percursos de transição e também leem trechos dos textos que o artista escreveu a partir de encontros com elas.
Antes da estreia da mostra, nesta quinta (23), uma mesa redonda com o curador Moacir dos Anjos, a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, Cristina Teixeira e do próprio Ludermir, será realizada no Memorial de Medicina de Pernambuco, vizinho ao prédio Ulysses Pernambucano, da Fundaj. O bate-papo inicia às 19h e vai discutir a exposição e sua representação artística.
Serviço
Abertura da mostra Mulheres: nascer é comprido
Quinta (23) | 20h30
Visitação até 24 de agosto
Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj (R. Henrique Dias, 609 - Derby)
Gratuito
Mesa redonda com Moacir dos Anjos, Cristina Teixeira e Chico Lurdermir
Quinta (23) | 19h
Memorial de Medicina de Pernambuco (R. Amauri de Medeiros, 206 - Derby)
Gratuito