Museu expõe história do Recife através do açúcar

A mostra envolve textos inéditos, gravuras, mapas históricos, fotografias antigas e atuais, peças arqueológicas, decorativas, utilitárias, animações e filmes

por Roberta Patu seg, 14/03/2016 - 17:32
Divulgação Divulgação

No próximo sábado (19), o Museu do Recife apresenta a exposição com a trajetória do município a partir do açúcar. O equipamento traz o Doc(e) Recife que destaca a influência do produto no desenvolvimento urbano e nas relações sociais, além de estimular nos visitantes proposições sobre o futuro da metrópole.

O trabalho visa abordar a memória dos primeiros habitantes do território (anteriores a 1537), que hoje se faz presente em muitos nomes de ruas, de bairros e nos adornos escultóricos de praças e prédios; a cultura do açúcar trazida pela colonização portuguesa, forte influência na gastronomia, no comportamento, na arquitetura e urbanismo; e o desenvolvimento da cidade que se construiu a partir da junção das terras dos engenhos de açúcar com um porto exportador de mercadorias.

A mostra envolve textos inéditos, gravuras, mapas históricos, fotografias antigas e atuais, peças arqueológicas, decorativas, utilitárias, animações e filmes, exibindo o passado e presente da cidade. Além da observação do passado e sua influência no presente, a exposição também quer instigar o visitante a expor sua visão a respeito do futuro do Recife, como será a cidade que o recifense deseja ver daqui a 21 anos, quando o município completará 500 anos.

 

Abertura da exposição anual Doc(e) Recife

 

Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), Bairro de São José

Sábado (19) | das 9h às 17h

 

(81) 3355-3106/9540

COMENTÁRIOS dos leitores