Na Cuíra pra Dançar faz show de lançamento de projeto

Banda paraense tocará músicas inéditas que compõem o repertório do seu primeiro CD, já em processo de gravação por meio do crowdfunding, o financiamento coletivo

sab, 09/04/2016 - 10:19
Caroline Maciel Banda Na Cuíra pra Dançar se apresenta neste sábado (9), no Apoena Caroline Maciel

“Pequena Chata”, “Tulipas Azuis” e “Margarida” são algumas das músicas que estarão no repertório do show de lançamento do projeto de crowdfunding da banda paraense Na Cuíra Pra Dançar, que será neste sábado (9), às 22 horas, no Espaço Cultural Apoena.  A campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) tem o objetivo de captar recursos e produzir o primeiro CD do grupo, que tem músicas inéditas e já está no estúdio em fase de gravação. Oficialmente ela foi lançada no dia 1º de abril, no site do Catarse. O grupo precisa de R$ 12 mil e tem que conseguir esse valor até o dia 30 de maio. A Na Cuíra pra Dançar é formada por Kleyton Silva (voz e violão), JP Cavalcante (voz e percuteria), Daniel Serrão (baixo, sax e teclados) e Milton Cavalcante (guitarra).

O músico Armando de Mendonça, que faz uma participação especial na gravação tocando rabeca, fala da importância de contribuir com a banda.  “Aqui no Pará tem uma tradição muito forte, mas que está se perdendo: a arte de tocar a rabeca – um instrumento que é uma espécie de violino popular, produzido de maneira mais rústica, usado nas Marujadas de municípios como Bragança. Em Belém, essa forma de tocar o violino ou rabeca ainda é muito pouco explorado. Eu estou nesse caminho junto com a Na Cuíra Pra Dançar, tendo a oportunidade de mostrar um violino sendo tocado dessa forma mais popular, dialogando mais com a música regional.”

Kleyton Silva explica o porquê de escolher o crowdfunding para apoiar o primeiro grande projeto do grupo. “O financiamento coletivo traz a possibilidade de materializar essa relação de apoio entre músico e público em outra esfera, num momento em que o modelo de produção fonográfica passa por uma reestruturação e a própria relação com o produto final (CD, DVD etc.) passa uma reelaboração simbólica. Enfim, nós queremos manter o que há de mais sincero nessa relação que é o afeto como ponto de partida da relação com o público.”

O Projeto Na Cuíra Pra Dançar, idealizado pelos músicos Kleyton Silva e JP Cavalcante, tem um objetivo: tocar na noite paraense músicas da vivência cultural da região, incluindo toadas, xotes, mazurcas, carimbós, entre outros ritmos. O seu maior propósito é valorizar os sons paraenses, como explica JP. “É difícil achar no centro de Belém um grupo que mostre um pouquinho de tudo o que se vive (musicalmente) na cidade.”

A banda surgiu em junho de 2015 e foi acolhida pelo Espaço Cultural Apoena, lugar que acreditou na proposta do projeto. “Não tínhamos nome e nem sobrenome pra começar a banda, mas foi no Apoena, tocando por algumas vezes, que o grupo cresceu e está sendo tocado pra frente. Desde então, percebemos, a partir do público, que precisávamos dar mais corpo ao nosso projeto e preparar o nosso primeiro álbum, com todas as músicas inéditas.”

SERVIÇO

Show de lançamento do crowdfunding para o primeiro CD da banda Na Cuíra Pra Dançar.

Data: 9/4 (sábado). Hora: 22h. Local: Espaço Cultural Apoena – Av. Duque de Caxias, 450, esquina da Antônio Baena, bairro de Fátima.

Ingressos: R$ 10,00. Informações: (91) 98135.7458. Acesse o site e contribua: catarse.me/nacuirapradancar

Por Vivianny Matos, especial para o LeiaJá.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores