Bailarinos paraenses do Bolshoi fazem apresentação

Espetáculo de dança na Estação Gasômetro, realizado na terça-feira (11), marcou a despedida do grupo. O embarque para Joinville, cidade onde se localiza a escola russa, ocorre no sábado (20).

por Geovana Mourão qua, 18/01/2017 - 18:16

Quatro dos cinco bailarinos paraenses selecionados pelo Teatro Bolshoi se apresentaram na Estação Gasômetro, em Belém. O evento, ocorrido na terça-feira (11), contou com a participação de alunos do Pro Paz na plateia. O espetáculo de dança também exibiu outras atrações artísticas de projetos como Pro Paz nas Ruas, Pro Paz Escola e Pro Paz Juventude.

Após as apresentações no Gasômetro, Ágatha Fonseca, Ana Clara Azevedo, Matheus Lima e Tayssa Soares, juntamente com seus responsáveis, receberam as passagens no sentido Belém/Joinville. A data do embarque está marcada para o próximo sábado (21). As aulas do curso se iniciam em fevereiro deste ano. Gabriel Lima, também aprovado na seleção da escola russa, não participou do espetáculo.

Izabela Jatene, professora e secretária extraordinária de Integração de Políticas Sociais, além de parabenizá-los pela conquista, deu conselhos aos bailarinos. Ela alertou-os sobre as dificuldades de morar em Santa Catarina, cuja cultura e clima são os aspectos que mais se diferenciam do Estado do Pará. “Sem dúvida alguma vocês vão passar por momentos difíceis, vai dar vontade de desistir, a saudade vai apertar, mas vocês chegaram ao lugar mais difícil, fizeram um teste que muitos não teriam coragem sequer de se inscrever. Então não desistam, não desistam do sonho de vocês por um calo, por uma lesão, entendam isso como uma voz que tenta convencê-los a subir um degrau acima desse em que vocês estão”, disse.

Os cinco jovens selecionados pelo Bolshoi receberam o incentivo do Governo do Estado do Pará e da fundação Pro Paz, que possui políticas de disseminação da cultura de paz para crianças e jovens. Os aprovados receberão da Escola Bolshoi no Brasil uma bolsa de estudos e outros benefícios. O rendimento escolar e o desempenho no curso de dança de cada bailarino influenciarão na manutenção da bolsa. São de responsabilidade do aprovado as despesas com alimentação, moradia e registro no curso de ensino regular.

O presidente da fundação Pro Paz. Jorge Bittencourt, falou sobre a importância e o incentivo da família e do governo aos bailarinos. “Sozinhos não fazemos nada. Não devemos parabenizar apenas as crianças, a família foi essencial para alcançarem esse sonho. Vocês são todos vitoriosos por levarem a bandeira do Pará para a escola Bolshoi”, afirmou.

Mais de 2,5 mil crianças e jovens de todo o Brasil se inscreveram na pré-seleção do teatro Bolshoi, uma das mais importantes companhias de balé e ópera do mundo. Ao todo, 48 foram aprovados. A escola de teatro, localizada em Joinville (SC), é a única unidade fora da Rússia. Também é conhecida pelo rigor nos ensaios dos alunos e disciplina no preparo físico de cada bailarino. “Não importa a cadeira em que estamos sentados, nosso objetivo é fazer a estrela de vocês brilhar. O que importa é o sucesso de vocês, em cada lugar, em cada palco que vocês pisarem”, disse a secretária Izabela Jatene, ressaltando o quão importante é o incentivo do governo e da comunidade para a conquista dos bailarinos paraenses.

Com apoio de Gabriel Marques e Jhonatan Rafael.

Embed:


COMENTÁRIOS dos leitores