Estudantes fazem moda sustentável na Feira da Indústria
Desafio ao vivo mostrou habilidades e criatividade dos futuros profissionais. Ação incentivou modelo de produção baseado na sustentabilidade.
O Hangar Centro de Convenções, em Belém, sediou a XIII Feira da Indústria do Pará (Fipa), de 4 a 6 de maio. O evento reúne diversas empresas do cenário paraense, além de incentivar o empreendedorismo. A Universidade da Amazônia (Unama) e outras instituições participantes promoveram um desafio em moda com alunos universitários. Os estudantes tinham que produzir uma roupa ao vivo, utilizando o resíduo gerado da indústria de confecção.
O evento visou divulgar a atividade criativa da moda como indústria de geração de renda e empreendedorismo, pela vertente da sustentabilidade. “Tentar conciliar o tema da feira com algo que possa ser proveitoso, não só pra alunos como para empresários. Estamos tentando aproximar os alunos de universidades, com uma atividade criativa e industrial”, explicou Marcelo Ribeiro, analista do Sebrae Pará. “O objetivo é provar que a partir de rejeitos a gente possa desenvolver produtos com valor agregado, utilizando os alunos que já participam dessas atividades por meio das universidades”, completou.
O desafio mobilizou duas equipes que apresentaram três looks ao final. As roupas foram avaliadas por três jurados. Thales Cardoso, aluno do 3º semestre do curso de moda da Unama e um dos vencedores do desafio, contou o quanto essa experiência vai contribuir para abrir portas para a futuro do estudante. “Foi um desafio muito grande, porque nós pegamos miniaturas de sobras de tecidos para criar um look totalmente diferente para uma mulher muito atenta à moda, mas também que fosse uma mulher consciente com meio ambiente e sustentabilidade. Acredito que isso vá abrir muitas portas para o mercado”, explicou o estudante.
O professor do curso de moda da Unama Fernando Hage esteve presente no evento e destacou a importância dessa experiência para os alunos. “É um experiência muito legal para os alunos, não só por terem essa oportunidade de formar uma equipe, mas também por ter esse aspecto de poder trabalhar com sustentabilidade e ter esse desafio inovador, para compor ao vivo aqui na arena do Sebrae”, disse.
Na galeria abaixo, em fotos de Márcio Monteiro (LeiaJáImagens), veja os estudantes no momento do desafio, desenhos e uma peça em exposição.