Cine PE divulga programação completa

O Festival será entre os dias 29 de maio e 4 de junho no Cinema São Luiz

qua, 02/05/2018 - 19:12
Divulgação O festival anunciou a programação completa nesta quarta-feira (2) Divulgação

 Com datas já confirmadas, a 22ª edição do Cine PE ocupa o cinema São Luiz, localizado na área central do Recife, entre os dias 29 de maio e 4 de junho, anunciou a programação completa nesta quarta-feira (2). Em 2018, o festival contará com longas de ficção, documentários e animação, que participarão das mostras competitivas.

A Mostra Competitiva de Longas-Metragens apresenta seis produções, a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos terá oito competidores e a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais reúne dezesseis filmes.  Entre os selecionados para integrar a grade do Festival estão 'Os Príncipe', de Luiz Rosemberg Filho, 'Marcha Cega', de Gabriel Di Giacomo  e 'Marias', de Yasmim Dias. Confira a programação completa.

Para esta edição, o Cine PE 507 inscrições, superando o número de produções inscritas em 2017. Além das mostras competitivas, o 22º festival cinematográfico terá a exibição de dois filmes Hors-Concours. São eles: 'Mulheres Alteradas', de Luis Pinheiro, que é estrelado por Débora Secco, Maria Casadevall, Alessandra Negrini, Sérgio Guizé e Monica Iozzi, e a animação 'Desculpe, me afoguei'.

No ano passado, o Cine PE enfrentou problemas, após alguns realizadores retirarem seus filmes do festival. A retirada dos filmes foi uma reação à exibição do longa 'Jardim das Aflições, de Olavo de Carvalho, na mostra competitiva. O boicote ocasionou o adiamento do evento e a programação precisou ser alterada. Sobre essa questão Sandra Bertini salientou que, assim como todos os anos, o Cine PE apresenta uma programação plural. "A programação passou por curadoria e foi muito discutida. O festival está de portas abertas para qualquer tipo de filme. Este ano, a programação tem bastante filme político", explicou.

Questionada sobre os problemas enfrentados pelo Cinema São Luiz, que o levou a passar quatro meses com as portas fechada, devido a um problema no projeto, Bertini foi otimista. "Problemas sempre vão existir, mas isso não vai para o Cine PE. Estamos preparados para qualquer eventualidade, mas, eu conversei com o Marcelino Granja e ele me afirmou que tudo está funcionando e que não teremos problemas", pontuou.

COMENTÁRIOS dos leitores