Eliana: 30 anos de sucesso que não cabem nos 'dedinhos'

Loira fez parte do grupo musical Banana Split e encantou as crianças no programa 'Bom Dia & Cia'. Hoje, aos 44 anos, continua atraindo a atenção dos telespectadores

por Paulo Uchôa dom, 08/07/2018 - 14:08
Divulgação/SBT Eliana é a única mulher nas tardes de domingo a bater de frente com as atrações de Rodrigo Faro e Faustão Divulgação/SBT

Os anos 80 foram marcados por produções infantis que prendiam a atenção de crianças e adultos em todas as emissoras. Em um mundo mágico onde Xuxa, Angélica e Mara Maravilha dominavam geral, apresentar mais um programa para uma garotada tornava-se um tremendo desafio. Surgia então Eliana, que através de um pedido de Silvio Santos, encarou invadir a casa dos brasileiros. Mas antes de se juntar às colegas concorrentes, Eliana Michaelichen Bezerra começou correr atrás do seu sonho bem cedo.

A filha de dona Eva e seu José viu a vida humilde mudar quando entrou na adolescência. Morando na parte dos fundos do prédio que o pai trabalhava como zelador, em São Paulo, a loirinha carismática conseguiu despontar na carreira artística por meio de propagandas. Aos 14 anos, Eliana não parou mais. A idade marcou sua entrada no grupo musical 'As Patotinhas', convivendo com garotas quatro anos mais velhas que ela. Eliana teve que enfrentar os novos costumes que começaram a pintar na sua frente.

Foto: Reprodução/SBT/Youtube

Quando estava com 17 anos,Eliana integrou a “girlband” brasileira Banana Split, que tinha Gugu Liberato à frente do projeto. Os oito meses que passou ao lado das cantoras prepararam o voo de Eliana. Depois de ter participado do programa “Qual é a Música?”, no SBT, Silvio Santos convidou a filha de dona Eva para fazer parte do time de apresentadores da emissora paulista, mas através de um teste. A desenvoltura da mais nova contratada do Sistema Brasileiro de Televisão deu certo.

Em 1991, aos 18 anos, as crianças passaram a dividir as predileções do “Xou da Xuxa”, “Clube da Criança” e o “Show Maravilha” com a novidade matinal “Festolândia”. A nova aposta do ‘dono do Baú’ não durou muito tempo no ar. Uma nova atração foi entregue nas mãos da apresentadora, a “Sessão Desenho”. Com apenas 20 minutos de duração, Eliana administrava muito bem o seu tempo no ar com inovação, diferente do que era visto com as outras queridinhas da criançada, fazendo surgir a partir daí a música “Os Dedinhos”. 

A letra educativa, originalmente na linguagem francesa, brotou quando estava brincando com os sobrinhos em casa. Então, ela levou a canção para a televisão e, posteriormente, o convite para gravar um disco foi aceito. O sucesso do primeiro álbum, na época em LP e fita K-7, rendeu para Eliana a vendagem de 500 mil cópias. Ciente do potencial da artista, o diretor Nilton Travessos a escalou para o estouro das manhãs "Bom Dia & Cia". 

Foto: Reprodução/SBT/Youtube

Em recente entrevista ao jornalista Maurício Stycer, Eliana revelou que Nilton a orientou a ser diferente, que ela não seria "rainha e muito menos princesa". A dica foi aceitaçã e a proliferação do seu talento aumentou. Vestindo shorts, tênis e chapéus coloridos, e sempre na companhia dos amigos fictícios Flitz e Melocoton, Eliana caiu no gosto popular. O alvo proposto pelo diretor artístico foi certeiro. O programa ficou no ar de 1993 a 1996. No ano seguinte, o nome foi reformulado para “Eliana & Cia”. 

Após anos interagindo com as crianças no SBT, Eliana viu que era chegada a hora de ter outras experiências. No dia 12 de outubro de 1998, a mais nova contratada da Record estreava o infantil “Eliana & Alegria”. Os figurinos cheios de ‘fru fru’ deram espaço para produções estilosas, adotando botas, minissaias e maquiagens que não eram tão intensas nos tempos da antiga emissora. Os bonecos controlados no esquema de fantoche foram substituídos pelo personagem elétrico Chiquinho, vivido por Edílson Oliveira, e também pelo desenho “Pokémon”.  Confira, a seguir, um vídeo da artista publicado na conta 'Vevo' no YouTube.

No canal religioso, a apresentadora passeou por diversos programas, como "Eliana no Parque", “Eliana na Fábrica Maluca” e “Tudo é Possível”. Esse último foi a galinha dos ovos de ouro da Record, chegando a alcançar quase 20 pontos de Ibope aos domingos. Pensando nisso, Silvio Santos convidou novamente Eliana para estrelar no SBT. Em 30 de agosto de 2009, Eliana voltava para o lugar que lhe consagrou profissionalmente.

Hoje, aos 44 anos, e sendo a única mulher nas tardes de domingo a bater de frente com Faustão e Rodrigo Faro, Eliana completa 30 anos de carreira. Com milhões de discos vendidos, mais de 100 produtos licenciados e responsável por uma editora de livros, ela conquistou a credibilidade do público. A mãe de Arthur e Manuela não precisa provar mais nada e, independente do canal que esteja, vai estar sempre pronta para entreter o telespectador. 

COMENTÁRIOS dos leitores