Disco de Racionais MC's vira livro para vestibular

Sobrevivendo no Inferno foi editado depois que o disco homônimo foi exigido como leitura obrigatória para prova da Unicamp

por Paula Brasileiro sab, 17/11/2018 - 19:02
Reprodução/Facebook 'Sobrevivendo no Inferno' é considerado um clássico do rap brasileiro Reprodução/Facebook

O disco Sobrevivendo no Inferno, do grupo de rap brasileiro Racionais MC's, virou livro. O álbum foi parar nas estantes de livrarias e bibliotecas após a Unicamp ter incluído a obra em sua lista de leituras obrigatórias para o vestibular de 2019.

Editado pela Companhia das Letras, o livro traz as letras das canções do disco transcritas, como poesias, com a identificação de quem canta qual parte delas e descrição de intervenções como som de tiros, sirenes e rádios. A edição também teve colaboração de Eliane Dias, produtora do Racionais MCs e esposa de Mano Brown, líder do grupo. O livro não custa além de R$ 34,99 e tem folhas com corte dourado, que brilham quando o volume estiver fechado.

O professor de literatura brasileira Acauam Silvério de Oliveira, que estudou o Racionais em seu doutorado, faz a introdução do livro, traçando análises e dissertando sobre o conceito do grupo à época do lançamento do álbum, 1997. O livro Sobrevivendo no Inferno já está à venda nas livrarias.

COMENTÁRIOS dos leitores