Lista do Oscar levanta questionamentos: cadê os negros?
Resultado dos indicados a 92ª edição da cerimônia foi bastante discutido nas redes sociais
No dia 9 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos, serão anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas os vencedores da 92ª edição do Oscar. A lista dos indicados, divulgada nesta segunda-feira (13), foi bastante comentada na internet.
Encabeçando os trending topics do Twitter, por exemplo, os nomes que irão concorrer ao prêmio levantaram uma pergunta: Cadê os negros? O questionamento levantado por diversas pessoas foi o mesmo abordado pela cantora brasileira Iza. Em sua conta oficial do microblog, Iza não se conformou com a ausência da atriz Lupita Nyong'o como uma das indicadas na premiação.
Abraçando cada vez mais produções de streaming, e exaltando filmes recordes de bilheteria, como é o caso de Coringa, que disputa 11 estatuetas, o Oscar 2020 continua estendendo o tapete para a arte branca e masculina. Assim como o espanto de Iza, a expectativa em cima de Lupita estava grande.
Em 2019, a estrela do longa-metragem Nós, dirigida por Jordan Peele, recebeu elogios dos críticos de cinema pela entrega em sua atuação. Apresentando nas edições anteriores discursos entusiasmados, e com substâncias de protesto, todos voltados para a igualdade, o Oscar 2020 deixou de lado o talento arrebatador de mulheres fortes e de negros que buscam a representatividade.