Leoni indenizará Paula Toller por uso de 'Pintura Íntima'

O som foi usado em campanha política pelo cantor em promoção do candidato Fernando Haddad, do PT, na eleição para presidente de 2018

por César Lui ter, 23/03/2021 - 09:19
Reprodução Leoni e Paula Toller, fundadores da banda Kid Abelha Reprodução

Leoni, um dos fundadores da banda Kid Abelha, foi condenado a pagar R$ 50 mil à cantora Paula Toller por uso indevido de música que compuseram juntos, “Pintura Íntima”. O som foi usado em campanha política pelo cantor em promoção do candidato Fernando Haddad, do PT, na eleição para presidente de 2018.

A 16ª Câmara Cível do Rio de Janeiro considerou que Leoni fez uso indevido da música.

"Uso indevido da obra musical em campanha publicitária do Partido dos Trabalhadores, sem a correspondente autorização da coautora. Enriquecimento ilícito vedado pelo ordenamento jurídico. Inexistência de paráfrase ou paródia, pois há correlação direta à obra musical. Não se pode confundir a liberdade de criação com a usurpação de obra alheia, ou mesmo comum, para fins comerciais", diz a publicação no Diário de Justiça do Rio de Janeiro.

Troco?

Em 2017, Paula Toller foi condenada a pagar por dano material a Leoni, por ter chamado uma turnê de “Como eu Quero”, sem a autorização dele, que compôs essa música, também em conjunto com Toller.

COMENTÁRIOS dos leitores