Mostra de audiovisual recebe inscrições até 30 de março

Novíssimo Cinema Paraense, projeto financiado pela Lei Aldir Blanc, vai selecionar 20 produções, sendo dez curtas-metragens e dez videoclipes

sab, 27/03/2021 - 13:45
Inovador Talvez Filmes Mostra do Novíssimo Cinema Paraense terá exibição em canal do Youtube Inovador Talvez Filmes

Profissionais do audiovisual paraense podem inscrever, até o dia 30 de março, curtas-metragens e videoclipes dos gêneros ficção, documentário e animação na “I Mostra Novíssimo Cinema Paraense”. O regulamento completo e o formulário de inscrição podem ser encontrados no site oficial da mostra.

Poderão se inscrever trabalhos realizados em território paraense com direção ou produção de profissionais residentes há, pelo menos, três anos no Estado. Os filmes precisam ter sido produzidos a partir de 1º de janeiro de 2017. Curtas-metragens devem ter de um a, no máximo, 25 minutos, incluindo os créditos finais. Já os videoclipes devem ter de um a, no máximo, 10 minutos, incluindo os créditos finais. Os participantes devem ficar atentos às outras exigências.

Serão selecionadas 20 produções audiovisuais, sendo dez curtas-metragens e dez videoclipes, que serão conhecidos até 10 de abril, no site da mostra e nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Cada obra selecionada receberá um valor R$ 350 (curtas-metragens) e R$ 250 (videoclipes) referente à taxa de exibição, que ocorrerá entre os dias 21 e 25, no canal do YouTube da mostra.

“A mostra é importante pelo seu papel de apresentar novas obras ao público. Além disso, temos a proposta de atrair tanto aqueles que já têm uma carreira no audiovisual, quanto aquele realizador que está começando no meio cinematográfico paraense. Tudo isso pautado em valorizar e ser um espaço diverso no quesito da identidade de gênero-raça e região, seja na equipe de produção da mostra quanto nas obras selecionadas”, explica o produtor executivo da mostra, Maurício Moraes.

Segundo ele, o objetivo da “I Mostra Novíssimo Cinema Paraense” é difundir e discutir sobre novas produções e olhares do Estado do Pará, debatendo temas relacionados ao setor audiovisual e utilizando o alcance das mídias sociais para levar as obras a mais espectadores.

Após o encerramento das inscrições, os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Curadoria. “A curadoria das obras é fundamental para a garantia da diversidade que almejamos e isso precisa ser refletido desde a formação do corpo de julgadores”, explica Maurício.

Dentre os avaliadores dos trabalhos inscritos estão: Dayana Manasses, bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFPA, produtora e pesquisadora de cinema e negritude; Davi Lucas Mindello, homem trans, belenense, formado em Artes Visuais e Tecnologia da imagem pela Unama, já foi mediador do Arte Pará e, atualmente, trabalha como diretor de arte, criador de conteúdo, social media e design gráfico; além de Priscila Tapajoara realizadora audiovisual de Santarém co-coordenadora do Mídia Índia e apresentadora dos canais “Reload” e “Outros Giros”.

A “I Mostra Novíssimo Cinema Paraense” é uma realização do coletivo Inovador Talvez Filmes, contemplado no edital de audiovisual da Lei Aldir Blanc no Pará. A organização é da Associação dos Artistas do Sul e Sudeste do Pará, junto à Secretaria de Cultura do Estado do Pará e do Governo Federal.

Por Ana Laura Carvalho, da assessoria do evento.

 

COMENTÁRIOS dos leitores