Livro mostra novo método para criação de coleções de moda

Obra carrega um compilado das experiências de pesquisas e da prática da professora Yorrana Maia

qui, 14/10/2021 - 10:09

A professora, criadora e pesquisadora Yorrana Maia está apresentando um novo método para a criação de coleções autorais de moda no “MODA-C: o novo MÉTODO 5C para dominar o processo de criação de coleções”. O lançamento será nesta quinta-feira (14), no Instagram, às 19 horas, e também presencialmente na sexta-feira (15), na Casa NaMata, em Belém, a partir das 17 horas.

A obra, contemplada pela Lei Aldir Blanc de Moda e Design do Pará, carrega um conjunto de conteúdos ministrados em sala de aula por Yorrana no curso de Moda da UNAMA - Universidade da Amazônia, sobre Criatividade, Pesquisa e Criação de Moda, Pesquisa de Tendências e Consumo de Moda e Planejamento e Desenvolvimento de Coleção.

A professora revela que sempre teve vontade de escrever um livro, e que se sentiu preparada para organizar um passo a passo e um método que surgisse a partir das disciplinas. “Para mim foi uma experiência única, como se eu estivesse de fato fechando um ciclo superimportante dentro da minha carreira, ensinando moda há 12 anos”, conta.

Segundo Yorrana, a principal proposta do livro foi criar um método para que as pessoas que pensam em construir uma coleção possam ter esses processos de construção, criação, planejamento e coleção organizados passo a passo. “Muita coisa eu fui melhorando dentro desses meus processos até chegar nesse método que organiza esse conteúdo”, complementa.

A professora conta que chegou ao método por meio de estudos e pesquisas. “É uma compilação que traz esse meu olhar, tanto teórico como pesquisadora, quanto o prático de sala de aula, através de ferramentas que eu acredito que funcionem para uma pessoa que pretende desenvolver coleções de moda autorais”, afirma.

Yorrana ressalta que aprendeu bastante durante o processo de criação do livro, que ela acredita ser o resultado de uma maturidade ao longo de sua trajetória. Para ela, o grande aprendizado gerado pela organização da obra foi a conexão entre a criação, a comercialização, a técnica e a comunicação, principalmente no meio digital – aspectos necessários para o mercado da moda.

Yorrana fala sobre a complexidade do segmento. Ela acredita que um criador tem mais chances de ter uma marca bem-sucedida e viver da moda quando ele consegue ter uma visão sistêmica. “O meu sonho sempre é que os meus alunos e as pessoas com as quais o trabalho, a quem eu presto mentoria, possam viver do seu sonho de fazer moda e de ter as suas marcas”, reitera.

A professora afirma que o livro contribui para o mundo da moda por trazer essa metodologia de planejamento de coleção – baseada em cinco pilares: consciência, contexto, coleção, confecção e comercialização – considerando que ela não é encontrada de maneira ampla. Yorrana destaca que a proposta é oferecer uma visão com estratégias que podem tornar as marcas mais assertivas, com mais consciência e coerência no mercado.

“Quando a marca tem essa clareza, em todos esses pilares, ela consegue gerar uma conexão maior com os clientes. É a conexão que vai fazer com que os clientes tenham o desejo de consumir os produtos”, conclui.

Por Isabella Cordeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores