Relembre presidentes do Brasil retratados na ficção

LeiaJá destaca atores que eternizaram personagens poderosos em produções nacionais

por Paulo Uchôa dom, 30/10/2022 - 10:00

O universo da dramaturgia brasileira é conhecido por abordar temas importantes. A política já invadiu a ficção com histórias e dramas intensas, reunindo nas produções atores que encantaram o público em atuações de tirar o fôlego. Neste domingo (30), dia de segundo turno das eleições, o LeiaJá relembra cinco presidentes do Brasil retratados no cinema e televisão.

Getúlio Vargas

Tony Ramos é considerado um dos grandes nomes da arte brasileira. Em 2014, o veterano em novelas da Globo interpretou nas telonas Getúlio Vargas. Dirigido por João Jardim, o longa-metragem Getúlio conta os últimos momentos do político à frente da presidência do Brasil, que ocasionaram o seu suícidio, em 1954.

Tancredo Neves

Em 1984, o Brasil se livrava da ditadura militar com a esperança de um futuro justo. Para representars brasileiros, o mineiro Tacredo Neves foi escolhido para devolver esperança e dignidade ao povo. Mas, em 1985, o presidente acabou morrendo antes mesmo de tomar posse do cargo. Nos cinemas, a história de Tancredo foi contada no filme O Paciente - O Caso Tancredo Neves. O ator Othon Bastos foi convocado para estrelar a produção.

Juscelino Kubitschek

Escrita por Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, a minissérie JK foi exibida na TV Globo em 2006. Para viver o presidente Juscelino Kubitschek, a emissora escalou Wagner Moura (primeira fase) e José Wilker (segunda fase), ressaltando o legado do político mineiro em meio à construção de Brasília. A atuação de Wilker continua até hoje no imaginário de muita gente.

Luiz Inácio Lula da Silva

O pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concorre à eleição presidencial neste domingo (30), já foi retratado nas telonas. O filme Lula, O Filho do Brasil narrou a infância pobre do líder do Partido dos Brasileiros, mostrando aos espectadores a luta do político em busca de um país melhor. Na fase adulta, Lula foi interpretado pelo ator Rui Ricardo Diaz.

Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco também foram interpretados nos cinemas. Em 2017, o longa-metragem Real - O Plano Por Trás da História abordou os acontecimentos que marcaram a mudança da moeda brasileira. Bemvindo Sequeira deu vida a Itamar, presidente à epoca. Já Norival Rizzo interpretou FHC, que antes de assumir o cargo da presidência era ministro da Fazenda.

COMENTÁRIOS dos leitores