Pernambuco receberá etapa da Le Tour de France

Recife será primeira capital do Norte/Nordeste a sediar etapa do maior evento do ciclismo mundial

por Clauber Santana qua, 06/05/2015 - 14:39
Rafael Jota/L'Etape Brasil by Tour de France O evento será em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado e a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife juntamente com os organizadores da prova Rafael Jota/L'Etape Brasil by Tour de France

A Le Tour de France, principal evento ciclístico mundial, terá uma etapa no Recife em 2016. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6), em São Paulo, durante a coletiva de imprensa sobre a chegada da prova ao Brasil, que este ano acontecerá em São Paulo. O evento será em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado e a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, juntamente com os organizadores da prova. 

Recife, primeira capital do Norte/Nordeste a receber o evento, terá todo o trajeto asfaltado e uma pista 100% fechada para a corrida. “A Tour de France permite que atletas amadores vivenciem a experiência de participar de uma grande prova de ciclismo mundial. É o maior evento esportivo anual do ciclismo no mundo e vamos colocar Pernambuco na rota dos grandes eventos esportivos internacionais. Além da importância de entrarmos no calendário de uma competição desse porte, também temos que ressaltar os ganhos no turismo e na movimentação econômica para a população”, afirmou secretário Felipe Carreras.

A prova Le Tour de France tem 112 anos de história e começou em 1903 com 60 participantes num trajeto de 2,5 km. As etapas do evento surgiram quando os ciclistas amadores começaram a também querer participar. Então, a partir de 1993, a L’Étape du Tour foi criada para oferecer aos atletas que não são profissionais a vivência de um grande evento.

Além da prova, serão realizadas aulas de ciclismo, palestras em escolas e promoção da cultura local.  “Essas outras atividades também podem ajudar a fortalecer a imagem de Pernambuco e, principalmente, deixar um legado não só para o esporte, mas à economia, ao turismo e ao lazer”, finalizou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado.

 

COMENTÁRIOS dos leitores