Candidatos divergem sobre chances do Náutico jogar Série A

Candidatos à presidência do Timbu tem opiniões distintas sobre chances de acesso para Série A caso ação que Goiás move na justiça surta efeito

por Rodrigo Malveira qua, 09/12/2015 - 12:23
LeiaJáImagens/Arquivo Equipe Alvirrubra pode ficar com vaga caso equipes da Série A sejam punidas de acordo com o Profut LeiaJáImagens/Arquivo

Com visões distintas e tratando o assunto apenas como especulação, os candidatos à presidência do Náutico ainda falam com cautela sobre a possibilidade de a equipe integrar a Série A de 2016. Caso que ganhou forma graças a notícia de que o Goiás deve entrar na justiça cobrando o cumprimento da lei do Profut por parte dos clubes da Série A. E, se aprovada a medida da equipe esmeraldina, a MP do futebol prevê que quem estava em divisão inferior aquela na qual os clubes foram rebaixados deve ocupar as respectivas vagas. 

Sendo assim, nenhum dos quatro rebaixados deste ano retornaria à Série A em caso de irregularidades dos demais participantes da primeira divisão, seriam promovidos times da Série B para a elite do futebol brasileiro, e pela ordem de classificação essa vaga iria primeiramente para o Náutico, que encerrou sua participação na segunda divisão na quinta colocação.

Contudo, as dívidas do clube Alvirrubro podem ser um empecilho para essa inclusão na Série A. Adepto recentemente do Profut, o Timbu ainda tenta se adequar a todas as normas do programa pagando salários atrasados de jogadores e funcionários, além de diversos impostos. Fato que faz os candidatos da chapa Vermelho de Lute e Náutico de Todos terem visões bem diferentes sobre o assunto, um mais otimista e o outro com um pouco mais de pessimismo.

O único consenso entre ambos é que tudo ainda não passa de uma possibilidade remota, que está apenas no âmbito da especulação. Na visão de Edno Melo, caso essa vaga venha a cair no colo do Náutico, o alvirrubro estaria pronto para se juntar a Sport e Santa Cruz para representar Pernambuco na primeira divisão. “Consideramos uma possibilidade totalmente real. O Náutico aderiu ao Profut e está colocando seus compromissos em dia, hoje teremos uma reunião com a FPF para quitar todos os salários referentes a 2015. Os impostos do clube também estão em dia. Então estamos prontos caso essa vaga venha a surgir”, comentou.

Já Marcos Freitas aponta que a possibilidade do acesso do clube é um sonho distante. Participante do Conselho Fiscal do Náutico, ele desmente Edno e diz que hoje o Timbu não estaria adequado à lei para ficar com uma vaga na Série A. “Sendo sensato, não entraríamos. Claro que existem os sonhos e desejos, mas hoje o Náutico não é um clube organizado”, ressalta.

Em São Paulo, onde revelou estar se reunindo com representantes de Corinthians e Palmeiras, para fazer parcerias caso ganhe a eleição, ele inclusive revela que foi um dos incentivadores para que a equipe terminasse na quinta posição da Série B. “Alertei a membros da diretoria atual e incentivei conselheiros do clube a pagarem uma premiação para que ficássemos em 5º, porque caso aparecesse alguma irregularidade em alguém da frente estaríamos ali próximos, mas teríamos que ter nos organizado para isso”, lembra. Ambos os candidatos concorrerão a presidência executiva do clube no dia 13 deste mês.

LeiaJá também

--> 'Náutico de Todos' reúne lideranças e apresenta propostas

--> Vermelho de Luta anuncia renegociação de contrato da Arena

--> Edno Melo crê em ajuda do governo para retorno aos Aflitos

COMENTÁRIOS dos leitores