Com gol de mão, Peru elimina o Brasil da Copa América

Brasil não conseguiu passar pela defesa peruana e acabou tomando um gol de mão em um contra ataque

seg, 13/06/2016 - 00:35
HECTOR RETAMAL / AFP Jogadores brasileiros reclamam do gol de mão que decretou eliminação HECTOR RETAMAL / AFP

A Seleção Brasileira foi derrotada pelo Peru na noite deste domingo (12), por 1 a 0, no Estádio Foxborough, em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, pela terceira rodada da Copa América Centenário. Com o resultado, o Brasil encerrou a sua participação na competição.

O Brasil começou o duelo dominando as ações ofensivas. Aos 11 minutos, Filipe Luís chegou bem ao ataque e arriscou o chute de longe. O goleiro Gallese caiu bem no canto direito, fez grande defesa e a bola saiu em escanteio. Na cobrança, Renato Augusto pegou de primeira após desvio e mandou por cima do travessão. Quinze minutos depois, Elias fez boa jogada e encontrou Gabriel na área. O atacante dominou, girou para cima da marcação e bateu no cantinho, mas o arqueiro peruano salvou sua equipe novamente.

Aos 35, mais uma boa oportunidade da Seleção Brasileira. Willian recebeu de Filipe Luís na entrada da entrada e finalizou por cima da meta. Cinco minutos depois, Gabriel recebeu de Renato Augusto, controlou bem a bola e mandou uma bomba. Bem posicionado, o camisa 1 do Peru evitou que o placar fosse inaugurado novamente.

Na etapa final, após cinco finalizações para o Brasil e nenhuma para o Peru, o jogo voltou mais equilibrado. Aos três minutos, Alisson fez grande defesa em cobrança de falta de Cueva. A resposta da Seleção Brasileira veio aos 17. Após cruzamento de Daniel Alves, Renato Augusto ajeitou para Coutinho e o meia bateu de canhota. A bola explodiu na defesa adversária.

Doze minutos mais tarde, Polo cruzou para a área e Ruidíaz escorou para o fundo da rede. O atacante tocou com o braço na bola (foto/reprodução/sportv), mas o árbitro validou o gol peruano. Aos 39, Hulk partiu para cima da marcação e cruzou para Coutinho, mas o meia não alcançou. Oito minutos depois, Elias recebeu cruzamento da direita e desviou com a coxa, mas o goleiro Gallese fez a defesa.

Dunga

Na coletiva pós jogo, o treinador da seleção brasileira jogou toda a culpa da eliminação em cima da arbitragem, por validar o gol de mão de Ruidiáz. "Contra esse tipo de coisa, os jogadores e o treinador não podem responder. Todo mundo viu o que ocorreu", reclamou.

Para o técnico, também gerou dúvidas o fato da arbitragem ter ficado pelo menos 3 minutos discutindo através de rádios antes de tomar a decisão sobre a confirmação do gol peruano. "Achei muito estranho. Se os quatro árbitros estavam em campo, porque não se reuniram e decidiram o que fazer? Para que o rádio? Quem eles estavam consultando e de que forma", questionou Dunga.

Pelo menos três perguntas na coletiva foram referentes ao receio do treinador de perder seu cargo. Sobre isso, Dunga se disse muito tranquilo. "Eu só tenho medo da morte. Quem vem para a seleção brasileira sabe que quando os resultados não vem a pressão aumenta. O presidente da CBF sabe o que estamos fazendo, mas o cargo é da CBF", disse.

Ainda durante a entrevista, Dunga falou várias vezes sobre o trabalho a longo prazo. "Todos aqui elogiamos quando a Alemanha fez um trabalho de 14 anos para chegar nesse patamar. Mas os brasileiros não tem essa paciência e acham que tudo vai se resolver imediatamente", reclamou o técnico da seleção. 

FICHA TÉCNICA

BRASIL 0 x 1 PERU

BRASIL - Alisson; Daniel Alves, Miranda, Gil e Felipe Luis; Elias, Renato Augusto, Willian, Lucas Lima e Phillippe Coutinho; Gabriel (Hulk). Técnico: Dunga.

PERU - Gallese; Corzo, Rodríguez, Ramos e Trauco; Balbín (Yotún), Vílchez, Pollo e Flores (Ruidiaz); Cueva (Tapia) e Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

GOL - Ruidiaz, aos 29 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Andres Cunha (Fifa/URU).

CARTÕES AMARELOS - Lucas Lima e Renato Augusto.

PÚBLICO - 36.187 pagantes.

RENDA - Não disponível.

LOCAL - Gillette Stadium, em Boston (Estados Unidos).

COMENTÁRIOS dos leitores