Tocha paralímpica chega a Belém nesta sexta-feira (2)

Cinquenta pessoas vão participar do revezamento do fogo paralímpico na capital paraense

qui, 01/09/2016 - 16:46

 

Belém recebe nesta sexta-feira (2) a tocha paralímpica. Cinquenta atletas e personalidades locais vão fazer o revezamento do símbolo dos jogos a partir das 10h30. O percurso começa no Aeroporto Internacional e termina 10 quilômetros depois no Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha.

Os Jogos Paralímpicos, que começam no próximo dia 7, terão a participação de 16 atletas da Amazônia. Belém é a única cidade da região a participar do revezamento da tocha, que já passou por Brasília. Depois, seguirá para Natal (RN), São Paulo (SP), Joinville (SC) e Rio de Janeiro (RJ), onde ficará até o fim da competição.

Percurso - Após a recepção em Val-de-Cans, a comitiva da tocha paralímpica seguirá para a sede do programa Pro Paz, no bairro da Sacramenta, com paradas no Serviço de Atendimento Básico em Reabilitação (Seber), Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém (Apae) e Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).

O revezamento vai começar no Ginásio Altino Pimenta, na Doca, e segue até o Feliz Lusitânia, onde ocorrerá a cerimônia de celebração e acendimento da pira paralímpica. A tocha paralímpica tem mesma aparência da tocha dos jogos olímpicos, mas com as palavras coragem, determinação, inspiração e igualdade gravadas em braille.

Com informações de Bruna Helena e Biatriz Mendes.

COMENTÁRIOS dos leitores