Fortaleza goleia e deixa o Remo sob risco na Série C
Tricolores venceram por 4 a 1, garantiram classificação e complicaram a vida do Leão paraense na luta pelo acesso
O duelo de Leões foi tratado como uma decisão durante toda a semana. O vencedor poderia praticamente garantir a classificação e minar a situação do adversário. E o Fortaleza levou a melhor: goleou o Remo por 4 a 1 na noite de sábado (10), no Castelão, pela penúltima rodada da primeira fase da Série C. Daniel Sobralense, Rodrigo Andrade, Corrêa e Juninho fizeram os gol para os mandantes e os colocaram na segunda fase da Terceira Divisão, o mata-mata. O estreante zagueiro Renato Justi descontou para os visitantes, que agora torcem por um tropeço do ASA (AL) neste domingo (11), contra o Botafogo (PB), para seguir no G-4.
A partida começou com o Fortaleza já na frente do placar. Logo aos quatro minutos, em jogada individual pela ponta direita, Correa recebeu passe de Rodrigo Andrade e cruzou na medida para Daniel Sobralense marcar o oitavo gol dele na Série C. O Tricolor do Pici tinha mais compactação entre os setores, tocava mais a bola e ameaçava Fernando Henrique. O goleiro azulino precisou se esticar todo para evitar o segundo gol após cabeçada de Anselmo, que chegou a acertar a trave. Aos poucos, o Remo conseguiu se encontrar na partida e chegou ao empate com o estreante da noite. Aos 26 minutos, o zagueiro Renato Justi recebeu a bola na entrada de área e arriscou. Houve desvio na defesa e Ricardo Berna não pôde tirá-la da direção do gol. Nesse momento, o jogo ficou equilibrado. Quando o Remo se mostrava relativamente superior, o Fortaleza desempatou com Rodrigo Andrade, após o meia atacante pegar sobra na entrada da área, em finalização que também resvalou na defesa azulina, aos 36 minutos.
Com a vantagem, o Tricolor do Pici adotou postura mais cautelosa nos primeiros minutos do segundo tempo. Fato que fez o Leão paraense ter mais volume de jogo. Dessa forma, o treinador Waldemar Lemos mexeu no time para alcançar o empate. Tirou o atacante Fernandinho para colocar Ciro e pôs Levy na vaga de Osvaldir. A equipe ficou mais ofensiva e, também, exposta. As alterações não surtiram o efeito esperado, e o Fortaleza soube aproveitar melhor os espaços. Em contra-ataque puxado por Rodrigo Andrade, principal destaque do jogo, a bola chegou para Corrêa concluir para as redes e ampliar, aos 24 minutos. Já no final, aos 38, Juninho definiu. Goleada consolidada, assim como a classificação. No restante da partida, os jogadores pendurados do Fortaleza forçaram cartões amarelos para ficarem suspenso na próxima rodada e começarem zerados no mata-mata.
Na primeira colocação do grupo A com 29 pontos, o Fortaleza enfrenta na última rodada o Botafogo (PB) no próximo domingo (18), às 19 horas, no Castelão. O Remo, na quinta posição, com 24 pontos, joga contra o ameaçado América de Natal no mesmo dia e horário, no Mangueirão.
Fortaleza: Ricardo Berna; Felipe, Lima, Edimar e Wilian Simões; Juliano, Corrêa, Daniel Sobralense (Leandro Lima), Rodrigo Andrade (Guto) e Everton (Julinho); Anselmo. Técnico: Marquinhos Santos.
Remo: Fernando Henrique; Osvaldir (Levy), Ítalo, Renato Justi (Flamel) e Wellington Saci; Michel Schmoller, Yuri, Marcinho e Eduardo Ramos; Fernandinho (Ciro) e Edno . Técnico: Waldemar Lemos.
Por Mateus Miranda.