'O Náutico será sempre bem vindo na Arena', diz Carreras
Com a tentativa do clube de retornar aos Aflitos, Governo espera preencher espaço com outros eventos antes de entregar a administração do estádio para o setor privado
Sete milhões de reais em um ano. Esse é o custo da Arena de Pernambuco aos cofres do Governo do Estado, desde que assumiu a gestão do equipamento em junho de 2016. Nesta segunda-feira (12), o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, apresentou o balanço de um ano com o estádio sob responsabilidade do poder público. Carreras conta que três empresas estão interessadas na Arena e já estudam a viabilidade para poder tomar a frente ainda no primeiro semestre do próximo ano.
"Ficamos felizes com a chegada destas empresas, mostram que há uma viabilidade econômica. Queremos entregar no próximo ano com um estado melhor. É um grande desafio que recebemos, tornando esse equipamento que tem um grande estado de conservação e torná-lo multiuso. Independente do custo, fizemos com que ele se aproximasse da população. Temos buscado uma dinâmica diferente do gestor privado, reduzindo o custeio mensal em 68%", contou.
Com os investimentos do Náutico para retornar aos Aflitos, a Arena perde um parceiro sempre presente, mas o Governo espera que o Timbu continue a considerar o estádio como sua casa, sempre que for preciso. "É um direito do Náutico voltar aos Aflitos, o que vamos fazer é manter a relação de proximidade dos clubes e manter a Arena como casa do clube, sempre terá prioridade para jogar lá. Estamos de braços abertos para o clube quando assim quiser. O Náutico será sempre bem vindo na Arena", afirmou o secretário.
Apesar da proximidade de um acerto com um novo administrador para a Arena, o poder público ainda está promovendo novas ações para continuar a utilizar o espaço e diminuir o ônus gerado aos cofres públicos. "Conseguimos reduzir os custos que estavam em R$ 2 milhões para R$ 840 mil agora entre junho e julho e queremos baixar ainda mais, mostrando que o equipamento é viável, o que atraiu interessados. Conversei com os presidentes do Santa Cruz e Sport e já garanti cinco jogos, no mínimo, de cada clube no Brasileiro para a Arena", disse Felipe Carreras, que mostrou as médias de público das duas equipes como sendo superiores no estádio da copa do que em seus respectivos domínios, Arruda e Ilha do Retiro.