Manual combate o assédio às mulheres nos estádios
'Pequeno manual prático de como não ser um babaca no campo de futebol' foi idealizado pela Prefeitura do Recife e lançado nesta sexta-feira (6)
Por conta da final do Campeonato Pernambucano entre o Náutico e o Central, marcada para o próximo domingo (6) às 16h na Arena de Pernambuco, a Prefeitura do Recife lançou uma cartilha de combate ao assédio contra as mulheres nos estádios de futebol. O "Pequeno manual prático de como não ser um babaca no campo de futebol" traz diversas atitudes machistas que podem e devem ser evitadas pelos torcedores.
A cartilha virtual, elaborada pela Secretaria da Mulher do Recife em parceria com o Gabinete de Imprensa, foi lançada nesta sexta-feira (6) nas redes sociais da Prefeitura do Recife. Com duas versões - cada uma com as cores dos times que concorrem na final do campeonato -, o manual traz jargões típicos do esporte e apela ao bom senso dos torcedores para evitar que as mulheres continuem sendo assediadas e agredidas verbalmente, estejam elas nas arquibancadas, nas zonas mistas para fazer reportagem ou atuando no campo como juízas ou bandeirinhas.
“Fizemos campanhas preventivas nas grandes festas populares e agora estamos lutando contra o machismo no futebol, um esporte que é marcado pela forte exaltação ao masculino. Precisamos romper essa cultura de que mulher não entende de futebol, que precisa se vestir desse ou daquele jeito para frequentar o campo", explicou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.