Veja finais de Pernambucano que o VAR poderia ter mudado

História de erros em finais de Pernambucano é longa e até com recurso de vídeo em 2017 deu polêmica

por Luan Amaral qua, 17/04/2019 - 15:00

Final de Campeonato Pernambuco e polemicas com a arbitragem são duas coisas difíceis de separar. É quase uma regra. A primeira partida da decisão de 2019 não foi diferente. O gol que colocou o Sport em vantagem na decisão foi irregular devido a um impedimento de Sander, o que revoltou os torcedores do Timbu.

O vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga reclamou pelo fato do Pernambucano ser o único estadual que não possui o recurso do VAR no Brasil. O LeiaJá então separou cinco finais que poderiam ter um destino diferente com a utilização do recurso. Muita coisa seria diferente?

A primeira final do estadual decidida nas grandes penalidades foi no ano de 1983. Náutico e Santa Cruz decidiram o titulo daquele ano. A polemica foi nas cobranças de grande penalidade. Foram 16 cobranças, mas até hoje a bola batida por Porto acende a discussão, afinal, entrou ou não? O Santa Cruz foi coroado campeão.

A duvida se a bola de Porto entrou ou não ainda resiste. Foto: Reprodução/ Youtube

Em 1990 o Sport devolveu o placar de 1x0 na Ilha do retiro e venceu no Arruda pelo mesmo placar. Com o resultado o jogo foi para a prorrogação. O zagueiro Márcio Alcântara balançou as redes. A equipe de arbitragem marcou o impedimento polêmico. Naquele ano mesma linha ainda era marcado impedimento.

No ano seguinte, em 1991 a final entre Náutico e Sport foi equilibrada e decidida também na prorrogação. O Náutico precisava da vitória e viu Ocimar balançar as redes. O gol foi anulado pela arbitragem do jogo o que causou revolta na equipe alvirrubra que não chegou a conquista daquela decisão.

2011

A final de 2011 colocou Santa Cruz e Sport frente a frente e foi definido em duas partidas. A polêmica nasceu aos cincos segundos do primeiro jogo na Ilha do Retiro. Thiago Mathias escorregou ao receber a bola e acabou derrubando Bruno Mineiro que ia em direção ao gol. O juiz Cláudio Mercante marcou a falta e deu amarelo, o Sport queria a expulsão. A pressão foi grande e a polêmica perdura até os dias atuais. Torcedores do Leão acreditam que, com a expulsão, a final teria desfecho diferente. Já que foi uma decisão de interpretação, o VAR não mudaria a cor do cartão. Por outro lado, existe a versão que o lance foi irregular contra o Sport. Bruno Mineiro teria ultrapassado a linha antes do apito inicial e o lance teria que ser anulado em favor dos tricolores. O Santa Cruz foi o campeão daquele ano.

2012

Em 2012 o Sport estava ansioso pela revanche contra o Santa Cruz. A primeira partida no Arruda foi 0x0. Com a casa pronta para o titulo o Sport viu o Santa Cruz abrir o marcador na Ilha com Branquinho que recebeu impedido. O jogo foi eletrizante e terminou 3x2 para o tricolor que se sagrou bicampeão na casa do rival. 

2016

No ano de 2016, outra polemica final envolvendo Sport e Santa Cruz. O tricolor do Arruda entrou na primeira partida e saiu de campo vitorioso cm gol de Lelê. O lance teve um toque de Grafite, que estava impedido. A segunda partida foi 0x0 e o Santa saiu de campo com a taça do Pernambucano.

2017

Pela primeira vez o recurso de arbitro de vídeo foi utilizado no estado em 2017. A expectativa era enfim uma final sem erros entre Salgueiro e Sport, mas a polêmica se manteve. O arbitro Wilton Pereira marcou a saída de bola na cobrança de escanteio que resultou no gol de Álvaro para o Salgueiro, gol que poderia dar o título ao Carcará. O VAR utilizado não deixou claro se a bola saiu ou não. O gol de Everton Felipe aos 30 do segundo tempo definiu o título rubro-negro, bastante contestado pelos rivais.

2018

O Náutico completava 13 anos sem conquista no estadual e teve o Central pela frente. Foi a Patativa que abriu o marcador com Gildo, mas o bandeirinha anulou o gol equivocadamente. O placar de 2x1 para o Timbu tirou a equipe alvirrubra da seca de títulos. E mais uma final de estadual entra para a história marcado por polemicas de arbitragem.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores