Relembre craques que tiveram camisas aposentadas em clubes

Homenagem é concedida a poucos jogadores idolatrados pela torcida

qui, 15/04/2021 - 08:00

Na última semana, Danny Morais anunciou que encerraria a carreira como jogador de futebol. Como homenagem ao zagueiro e capitão do time, o Santa Cruz resolveu ‘aposentar’ a camisa número 4, vestida por ele. A honraria não é novidade no mundo da bola. Outros ídolos já receberam a mesma cortesia.

Esse tipo de homenagem, no entanto, não é tão simples de se conceder e nem sempre a camisa é ‘extinta’ no time. A de Danny Morais, inclusive, só não será usada esse ano. Em 2022, ela retorna ao elenco. Veja alguns exemplos de craques que tiveram seus uniformes eternizados para sempre ou, pelo menos, por um determinado espaço de tempo..

Romário

O baixinho brilhou na seleção e no Flamengo com a camisa 11, mas foi o América-RJ que aposentou o número em sua homenagem. O pai do craque era torcedor do Mequinha e Romário o homenageou disputando uma partida da segunda divisão carioca de 2009. Só isso já foi suficiente para que o clube suspendesse a camisa 11 durante um ano.

Embed:

Cleber Santana

Uma das vítimas da tragédia da Chapecoense, Cleber Santana foi homenageado pelo Avaí. A camisa número 88, com a qual ele jogou de 2012 a 2014 no clube de Florianópolis, foi eternizada.

Sérgio Alves

Em 2010, o Ceará anunciou que a camisa 11 não seria utilizada pelo elenco na Série A daquele ano, em homenagem a Sérgio Alves. Pelo Vozão, o ex-atacante foi campeão estadual em 1993, 1996, 1997 e 2002 e marcou um total de 142 gols.

Marcos

Ídolo do Palmeiras, ‘São Marcos’ virou o dono da camisa 12, depois de conquistar títulos como Libertadores da América, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Em sua homenagem, o Verdão deixou o número fora do uniforme durante cinco anos: de 2012 a 2017.

Rogério Ceni

Aposentar a camisa 1 é impossível, mas o São Paulo deu um jeitinho de homenagear o maior ídolo da sua história. O tricolor tirou da lista a camisa 01, que era a que o goleiro artilheiro usava em campo.

Paolo Maldini

No Milan, a camisa 3 tem sobrenome. Depois que Paolo Maldini pendurou as chuteiras, em 2009, apenas os filhos dele têm autorização para usar a numeração, caso decidam jogar no clube.

Roberto Baggio

O Brescia foi o último clube da carreira de Roberto Baggio, mas nem por isso ele deixou de ser ídolo por lá. Por conta dele, o time italiano aposentou a 10.

Maradona

No Napoli, o argentino conquistou vários títulos em uma passagem que durou sete anos. Sua camisa 10 foi aposentada em 2000. Após seu falecimento, o Napoli prestou outra homenagem e rebatizou seu estádio com o nome de Diego.

Johan Cruijff

Em 2007, um dos maiores jogadores da Holanda foi homenageado pelo Ajax, time em que começou a carreira no futebol. Johan Cruijff, que completava 60 anos na oportunidade, teve sua camisa 14 aposentada pelo clube de Amsterdã.

Luis Enrique

De 2004 a 2006, ninguém no Barcelona usou a camisa 21.Com ela, Luis Enrique jogou 300 partidas e marcou 109 gols.

COMENTÁRIOS dos leitores