Pfizer e Comitê Olímpico fazem acordo para vacinar atletas

Comunicado oficial menciona que membros das delegações também serão imunizados

por Rafael Sales qui, 06/05/2021 - 17:44
X3 / Pixabay O imunizante da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 X3 / Pixabay

Nesta quinta-feira (6), os laboratórios Pfizer e BioNTech oficializaram o acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que sejam fornecidos imunizantes aos atletas e representantes das delegações que participarão da Olimpíada e Paralimpíada Tóquio 2020. A entrega da vacina será no fim deste mês, para que todos os competidores, técnicos e funcionários já estejam vacinados até o início das competições, em julho.

O acordo foi anunciado por meio de um comunicado oficial em que o diretor executivo da Pfizer, Albert Bourla, afirma que o retorno da competição representa um momento de união e paz, depois de um ano repleto de isolamento e devastação. "Nós estamos orgulhosos em sermos os responsáveis por fornecer as vacinas aos atletas e delegações nacionais olímpicas", escreveu.

O ex-campeão olímpico alemão de esgrima, Thomas Bach, hoje Presidente do COI, também se pronunciou após o anúncio do acordo. Ele informou que o novo plano de vacinação é um dos meios que farão a Olimpíada ser um evento seguro para todos os participantes. A medida também serve como uma mensagem de solidariedade, de que a vacina é mais do que um cuidado pessoal, é uma forma de bem-estar com as pessoas do convívio de cada um.

De acordo com o site Our World In Data, que coleta dados e pesquisas sobre doenças, mudanças climáticas e problemas que afetam o planeta, o Japão já aplicou a primeira dose em 2,7 milhões de pessoas, o que equivale a 2,2% da população japonesa. Quando se trata de pessoas que já receberam a segunda dose, e estão completamente imunizadas, o número é de 1,1 milhão, o equivalente a 0,8% dos japoneses espalhados pelas 47 províncias do país.

COMENTÁRIOS dos leitores