Empate no Baenão rebaixa o Remo para série C do Brasileiro

O 0 a 0 em casa com o Confiança e a vitória do Londrina sobre o Vasco por 3 a 0 derrubaram o Leão na última rodada

seg, 29/11/2021 - 13:32
Samara Miranda/Remo O Remo travou na zaga do Confiança e desceu para Série C Samara Miranda/Remo

Dez meses depois de conseguir o acesso à Série B, Remo foi rebaixado para a Série C do Brasileiro depois de empatar, por 0 a 0, com o Confiança, no Baenão, na tarde do último domingo (28). Além do empate, a vitória do Londrina, por 3 a 0, sobre o Vasco fez com que o Leão terminasse o campeonato em 17º lugar, com 43 pontos.

Três clubes brigavam pela permanência na Série B: Remo, Londrina e Vitória. Os jogos ocorreram no mesmo horário. Torcedores, comissão técnica e jogadores estavam atentos aos resultados das outras partidas.  

Com o Baenão lotado, a torcida remista viu um jogo amarrado, com o Confiança jogando na retranca e buscando o contra-ataque. O primeiro tempo foi de poucas chances de gol. E o clima que já era de aflição, no Baenão, ficou ainda pior quando, no Paraná, o Londrina fez dois gols em cinco minutos e estava vencendo o Vasco. Com o resultado do time paranaense, só a vitória interessava ao Remo.

O primeiro lance perigoso no jogo só veio aos 37 minutos, quando Felipe Gedoz cobrou uma falta, a bola desviou na barreira e foi no canto direito do gol, obrigando o goleiro do Londrina a fazer uma bela defesa e jogar a bola para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Neto Pessoa subiu sozinho e cabeceou, mas a bola bateu no chão e foi por cima da trave. O Remo continuou na pressão, Matheus Oliveira chutou colocado de fora da área e o goleiro Rafael Santos fez uma belíssima defesa.

O intervalo terminou sem gols no Baenão, enquanto o Londrina vencia por 2 a 0 o Vasco e o Vitória também ficava no 0 a 0 com o Vila Nova. Para se manter na Série B, o Remo precisava de um gol, ou que o Vasco pelo menos empatasse a partida no Paraná. Mas na volta do intervalo, nos primeiros segundos, outro gol do Londrina, 3 a 0. Neste momento as atenções se voltaram somente para o Baenão, torcedores do Remo torciam por um gol azulino, enquanto os do Londrina torciam contra o time paraense.

No início do segundo tempo, quem chegou com muito perigo foi o Confiança. Bola cruzada na área, William Santana ajeitou para Rafael Vila, que de frente com o goleiro Vinicíus já caindo chutou por cima do gol.

Polêmica aos 7 minutos da etapa final. Pressionado pelo zagueiro, Neto Pessoa recebeu a bola dentro da área, girou, chutou no canto direito e a bola foi parar no fundo do gol. Mas a arbitragem marcou toque no braço do jogador azulino e invalidou o gol. Houve muita reclamação por parte dos jogadores.

Remo seguia pressionando e o Confiança se segurando. Aos 26, a bolou sobra dentro da área para Lucas Siqueira, que chutou forte, mas na direção do goleiro, que defendeu com os pés.

Aos 45, escanteio para o Remo, Neto Pessoa subiu sozinho e cabeceou para fora. Nos acréscimos, novo escanteio para o Leão e até o goleiro Vinícius foi para o ataque. Bola levantada e a defesa tirou, Ronald jogou de novo para dentro da área, Lucas Siqueira com a ponta a chuteira conseguiu o desvio e o goleiro Rafael fez outra grande defesa.

O Confiança ainda chegou com perigo de novo. Tiago Reis, de frente com Vinícius, chutou e o goleiro fez uma excelente defesa. No final o Remo tentou pressionar, mas ficou por isso mesmo. Remo 0 a 0 Confiança. E o Leão Azul vai jogar a Série C em 2022.

O rebaixamento do Remo se deu principalmente pela campanha que fez no segundo turno. Os azulinos tiveram o segundo pior aproveitameto do returno, à frente apenas do Brasil de Pelotas. Foram apenas quatro vitórias, cinco empates e dez derrotas, com 29,8% de aproveitamento. Nas últimas dez rodadas, o Remo precisava fazer apenas sete pontos, de 30 possíveis, para se manter na Série B, mas venceu apenas um jogo, empatou dois e perdeu sete partidas.  

A temporada ainda não acabou para o Remo. Os azulinos voltam a campo na próxima quarta-feira (1º), às 20 horas, para enfrentar o maior rival, Paysandu, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa Verde, na Curuzu.

Ficha técnica

COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro Série B 2021.

DATA: 28/11/2021.

JOGO: Remo x Confiança.

LOCAL: Estádio Baenão, Belém-PA.

ÁRBITRO: Raphael Claus (FIFA/SP).

ASSISTENTES: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP).

QUARTO ÁRBITRO: Djonaltan Costa de Araujo (PA).

ÁRBITRO DE VÍDEO: Wagner Reway (FIFA/SP).

REMO: Vinícius; Thiago Ennes (Wellington Silva), Romércio, Fredson, Igor; Uchôa (Neto Moura), Lucas Siqueira, Gedoz (Jefferson); Matheus Oliveira, Tocantins (Erick Flores) e Neto Pessoa. Técnico: Eduardo Baptista.

CONFIANÇA: Rafael Santos; Jonathan, Luan Bueno, Adalberto e Lucas Sampaio; Madison, Rafael Vila (Barba) e Álvaro; Willians (Robinho), Ítalo (Adriano Júnior) e Hernane Brocador (Tiago Reis). Técnico: Luizinho Lopes.

CARTÕES AMARELOS: Romércio; Jonathan, Álvaro.

Por Bruno Chaves.

 

COMENTÁRIOS dos leitores