É possível reduzir o consumo de energia em até 30%

Com o aumento na conta de luz, é preciso fazer algumas adaptações para não pagar demais

por Nathália Guimarães sex, 06/03/2015 - 08:00
Pedro Oliveira/LeiaJáImagens Se a conta de luz já estava pesando no orçamento, agora, com o aumento da tarifa, a situação deve piorar Pedro Oliveira/LeiaJáImagens
Líbia Florentino/LeiaJáImagens Gestor da Celpe dá dicas para diminuir o valor da conta no fim do mês Líbia Florentino/LeiaJáImagens

A energia elétrica ficou mais cara em todo o Brasil nesta semana. Em Pernambuco, a conta no fim do mês deverá apresentar um aumento de até 2,2%, de acordo com a revisão tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Dentro das casas, só restou uma saída para se adaptar aos novos valores: economizar.

Este é o caso da dona de casa Marlene Ribeiro, que agora dispensa o uso de aparelhos considerados os vilões do consumo de energia. “Dispensei o uso do chuveiro elétrico e troquei minha geladeira antiga, mas mesmo assim a conta vem aumentando desde janeiro”, comenta.

Se a conta de luz já estava pesando no orçamento, agora, com o aumento da tarifa, a situação deve piorar. Pensando nisso, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), começou, nesta quinta-feira (5), uma campanha de incentivo ao uso eficiente do recurso. Até o próximo domingo (8), a concessionária irá orientar os consumidores no Plaza Shopping, em Casa Forte, com informações que deverão diminuir o valor da conta no fim do mês.

Algumas dicas são valiosas para quem quer economizar energia como a dona de casa Marlene Ribeiro. De acordo com o gestor da Celpe, Evandro Simões, o consumidor deve atentar, principalmente, para aqueles aparelhos que estão sempre ligados na tomada, como televisores e refrigeradores.

“É importante dar preferência a eletrodomésticos que possuam o selo Procel, que indica quais modelos consomem menos energia. No caso dos refrigeradores, deve-se verificar as vedações da porta para que não aja nenhuma brecha que troque calor com o ambiente, característica que eleva o consumo”, explica.

Outra dica é evitar que aparelhos como televisores, microondas e notebooks fiquem conectados às tomadas. Mesmo que não estejam em uso, a função stand by destes eletrônicos consome energia. Este detalhe pode até passar despercebido, mas faz diferença no valor de cada conta.

Os carregadores de smartphones ou tablets também não devem ficar conectados quando não estiverem fornecendo carga para aos aparelhos. “Não deixar esses aparelhos ligados à tomada sem necessidade pode significar uma economia de até 5% na conta mensal”, revela o especialista.

Já para reduzir o consumo do chuveiro elétrico, aparelho que possui potência elevada, o consumidor deve ajustar o aparelho para a função verão. “Ter a consciência de tomar banhos curtos também ajuda a economizar”, complementa Simões.

Mais uma atitude que ajuda na hora de economizar é substituir as lâmpadas incandescentes pelas de LED. Confira abaixo o quanto é possível poupar em um mês apenas optando por uma iluminação mais moderna:

Embed:

Na casa da aposentada Celene Cabral, o consumo consciente já é uma realidade. Ela afirma já ter trocado a geladeira por um modelo mais novo e econômico, no entanto, o ar-condicionado ainda é o grande vilão na hora de reduzir o valor da conta. “Apesar de estar sempre tentando economizar, ainda acho que a conta está alta. Meu desafio agora será conscientizar meus filhos”, diz a aposentada.

Na tentativa de economizar e ainda assim ter um sono agradável, o especialista da Celpe sugere que o consumidor ligue o aparelho por aproximadamente 3h para resfriar o ambiente e complementar o resto da noite apenas com o uso do ventilador.

Com algumas iniciativas sustentáveis, é possível economizar até 30% no consumo médio mensal de uma residência, pontua o gestor da Celpe. “A mudança de hábito é sempre o primeiro passo”, finaliza Evandro Simões. 

COMENTÁRIOS dos leitores