Greve dos agentes penitenciários pode ser decretada hoje

Categoria quer a saída de Pedro Eurico da pasta de Justiça e Direitos Humanos

por Jorge Cosme qui, 04/02/2016 - 09:41

“Acho muito difícil não ter paralisações ou greves”, comenta João Carvalho, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp). Nesta quinta-feira (4), a categoria realizará uma assembleia geral extraordinária para discutir quais ações serão tomadas devido à falta de condições de trabalho.

Entre as pautas que serão discutidas está a saída do secretário de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico do cargo. “Porque ele vem mentindo para a categoria constantemente. Por exemplo, disse em julho que ia entregar os coletes no dia 17 de agosto, mas em setembro descobrimos que ele não tinha nem assinado a licitação”, acusa Carvalho. O presidente do sindicato ainda acusa o secretário de ignorar o aviso de que um detento preparava a fuga da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá.

O Sindasp também vai discutir o interesse na aquisição de viaturas, de coletes à prova de bola – os atuais estão vencidos, e na aquisição de munições não letais sem a necessidade de licitação. “Se formos combater uma crise agora, teremos que usar munição letal porque não há munição não letal”, se preocupa o presidente do sindicato.

Durante a assembleia, o sindicato também vai mencionar a contratação de 147 concursados. O secretário Pedro Eurico já destacou que o concurso está fora da validade e fará outro certame com 200 vagas ainda este ano. 

A assembleia extraordinária ocorre nesta tarde, com a primeira convocação marcada para as 15h30 e a segunda convocação, para as 16h30. 

COMENTÁRIOS dos leitores