Dia Mundial lembra o profissional da Comunicação

Estudos contemporâneas, movidos pelas inovações tecnológicas, refletem sobre papel do mediador social de informações e conhecimentos

qua, 01/06/2016 - 15:48
Divulgação Leandro Müller com Monique Costa e Gabriela Campos, todos estagiários da TV Unama Divulgação

Com as inovações tecnológicas, informar passou a ser um grande desafio para o profissional de Comunicação Social. A internet é hoje o veículo de comunicação mais utilizado por todos os segmentos para compartilhar informações. A rede permite que todos possam compartilhar dados e opiniões. Nesse contexto, o profissional precisa entender de que maneira a comunicação está sendo produzida.

As inovações tecnológicas, desde a prensa até os dias atuais, com inúmeras redes sociais e portais de notícias, promoveram grandes mudanças na forma de se fazer comunicação. No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial da Comunicação Social. Em referência à data, especialistas discutem o papel da comunicação na sociedade contemporânea.

O mestre em cibercultura e coordenador do curso de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia (Unama), professor Mário Camarão, acredita que a data é muito importante para refletir sobre o papel que a Comunicação Social tem no momento em que tudo é informação. “Acredito que cada vez a Comunicação estará atrelada a uma produção mais democrática e colaborativa, onde todos produzem e compartilham informação e conhecimento ao mesmo tempo. O papel do comunicador é digerir essa infinidade de conteúdo, ser uma espécie de editor e gerenciador, ou seja, mediador da informação”, disse.

As práticas comunicacionais mudam constantemente e os profissionais precisam estar preparados para se adaptar e evoluir. De acordo com Mário, a comunicação ganha cada vez mais importância em todas as esferas, sejam políticas, econômicas e pessoais. Isso faz com que o comunicador seja imprescindível na formação educacional e profissional de cada pessoa.

A dica do coordenador para quem quer seguir a área de Comunicação Social é investir no aprendizado para entender o lado ético e social da profissão, não somente a técnica. “Temos um compromisso social, não só aprender técnica, editar vídeo ou foto, mas sim ter responsabilidade social, ética profissional, que é adquirida por meio das teorias e estudos”, disse. Ele afirma ainda que a instituição acadêmica possui um grande papel na formação do profissional. “A Comunicação Social tem uma grande importância hoje na sociedade. Os cursos têm de preparar os alunos para entenderem essa nova formatação do mercado de trabalho que possui novidades, conhecimento, além da prática e da ética do profissional”, concluiu.

O campo da Comunicação Social possui muitas áreas de atuação e aproveitar todas as oportunidades durante a graduação é essencial para um estudante se tornar um grande profissional. A Universidade da Amazônia oferece diversos projetos de extensão para dar experiência aos alunos nas mais diversas áreas. Os principais projetos ofertados são o portal LeiaJá Pará, Agência de Comunicação (Agecom), Rádio Unama FM 105.5 e TV Unama.

Leandro Müller, 20 anos, cursa o terceiro semestre de jornalismo na Unama e estagia há mais de um ano na TV Unama. Ele fez o processo seletivo para ingressar na TV porque acredita ser a área do jornalismo que quer seguir. “Sempre gostei muito dos meios de comunicação, principalmente a TV, desde adolescente acompanhava os telejornais locais e isso me envolvia muito. Pretendo me inserir ainda mais no mercado do telejornalismo e ser repórter”, afirmou.

Por Vanessa Van Rooijen.

COMENTÁRIOS dos leitores