Jogos Olímpicos impulsam temporada fora de época no RJ

ter, 16/08/2016 - 13:10

A realização da Olimpíada Rio-2016, o maior evento esportivo do ano que teve início no dia 5 de agosto, tem fomentado o setor turístico do Rio de Janeiro. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), a poucos dias do início dos Jogos Olímpicos, ainda no final de julho, os hoteis da capital carioca já registravam, taxa de ocupação de 92,5%. No último dia do mês de julho, a apenas 5 dias do início do evento, a taxa de ocupação já era de 95%.

Os luxuosos hotéis cinco estrelas de bairros tradicionais, como barra da Tijuca (Zona Oeste), Ipanema e Leblon (Zona Sul) já registravam lotação máxima. Entre os 540 mil turistas esperados na capital carioca para este mês, nota-se uma certa preferência por estabelecimentos luxuosos. Mas mesmo quem busca hotel barato também vai ter dificuldades para encontrar lugar onde se hospedar.

Uma opção de alojamento durante os dias olímpicos é o aluguel por temporada de quartos ou propriedades - negociado diretamente com quem já vive no Rio de Janeiro. Embarcações atracadas no Píer Mauá são responsáveis pela hospedagem de cerca de outras 30 mil pessoas.

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo a expectativa é que ao longo do mês de agosto, pelo menos 20% das 540 mil pessoas se hospede nas aforas do eixo metropolitano - outra opção para quem busca hospedagem mais em conta. Para a Secretaria, regiões da serra e do litoral estão entre as favoritas do público que deseja hospedar-se no interior. Cidades como Búzios, Angra dos Reis, Cabo Frio e Paraty estão entre as mais procuradas.

COMENTÁRIOS dos leitores