Confira dicas de como evitar a ressaca

É necessário preparar o organismo para a ingestão de bebidas alcoólicas e se hidratar, com água, chás e bebidas isotônicas

por Caroline Nunes ter, 02/01/2018 - 10:01

De acordo com o Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), existem formas de evitar a ressaca.

A primeira dica sugere que a pessoa prepare o estômago e o fígado antes de tomar bebida alcoólica, comendo alimentos ricos em gordura. Beber bastante água  também é importante para manter a hidratação do organismo e evitar a perda de líquido. Esses cuidados evitam a agressão direta sobre a mucosa do estômago e esôfago, reduzindo a sensação de queimação e náusea, decorrentes da irritação causada pela bebida alcoólica.

O médico patologista Carlos Baía, do Hospital de Transplantes, recomenda observar a classificação do percentual de álcool que consta no rótulo da bebida. “O ideal é não abusar da bebida alcoólica. A intensidade da ressaca está relacionada à quantidade de álcool ingerida, não importando se a bebida é fermentada ou destilada”, disse.

No dia seguinte, para melhorar o metabolismo do fígado, é importante descansar, comer alimentos leves como verduras e legumes cozidos e diminuir o consumo de frituras, doces e alimentos gordurosos. “Tome água, chás e bebidas isotônicas à vontade”, afirma o médico.

COMENTÁRIOS dos leitores