Polícia prende mil na Dinamarca após denúncia do Facebook

Compartilhamento de vídeo contendo relação sexual entre menores motivou operação batizada de "Umbrella"

por Wagner Silva ter, 16/01/2018 - 16:33

A polícia dinamarquesa prendeu 1004 pessoas sob a acusação de compartilhamento de um vídeo pornográfico envolvendo dois adolescentes que têm menos de 15 anos. A denúncia foi feita pelo próprio Facebook, rede social usada para o crime, que identificou o vídeo nas trocas de mensagem em um grupo. “Muitos dos acusados são menores e fizeram isso só algumas vezes, outros compartilharam milhares de vezes, mesmo sabendo se tratar de um ato ilegal”, afirmou Lau Thygesen, chefe da polícia de North Zealand.

Todos os que forem considerados culpados receberão penas de, no máximo, 20 dias na prisão, mas terão seus nomes incluídos em registros criminais pelos próximos dez anos, de acordo com a legislação do país. A operação envolveu quatro policiais da Dinamarca, além de autoridades dos Estados Unidos e da Europol.

O caso mostra que apesar da política de privacidade ser bastante rígida, mensagens trocadas entre usuários da plataforma podem ser monitoradas quando existe uma denúncia. De acordo com o Facebook, a operação só foi possível após uma das pessoas ter recebido o conteúdo e reportado a infração nas regras de comunidade.

COMENTÁRIOS dos leitores