Unama incentiva doação de sangue em campanha

No dia 29 de maio haverá coleta no Campus Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia, em Belém

qui, 24/05/2018 - 18:28

Para promover conscientização sobre a importância da doação de sangue no Pará, a Universidade da Amazônia (Unama) realizou a ação solidária “Unama e os melhores do Pará”. A programação teve uma palestra de sensibilização sobre doação. A atividade tem sequência no dia 29, quando ocorrerá a coleta de sangue no Campus Alcindo Cacela, com participação livre dos interessados em doar.

 

A ação é promovida pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Unama, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). De acordo com o coordenador do Núcleo e pró-reitor de Ensino da Instituição, Jeferson Bacelar, a atividade é uma forma de mostrar a importância de ajudar ao próximo. “Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Por isso, pensamos em realizar essa campanha, para incentivar a doação e ajudar a fundação no estoque de sangue”, afirmou.

Os requisitos para doação são: ter entre 18 a 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50kg. Não pode ser voluntário quem toma medicação controlada, tomou vacinas no último mês, fez tatuagens ou colocou piercings nos últimos doze meses ou fez cirurgia nos últimos seis meses. No dia da doação, o voluntário deve ter dormido no mínimo seis horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, estar bem alimentado e descansado.

 

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o sangue é utilizado em cirurgias, tratamentos de câncer, doenças crônicas e atendimento de urgência, sendo insubstituível nesses casos. No final de ano, porém, a quantidade de doações diminui devido às férias e viagens, e a demanda é ainda maior com o aumento de acidentes, como os de trânsito, por isso é necessário conscientizar a população sobre a importância de fazer a doação com regularidade e manter o banco de sangue com estoque positivo.

Da Assessoria de Comunicação da Unama.

COMENTÁRIOS dos leitores