Orca de luto carrega filhote morto por dias

Baleia chegou a carregar o filhote morto pelos dentes

por Nathália Guimarães sab, 28/07/2018 - 16:36
Robin W. Baird/Cascadia Research Collective Baleia orca de luto carregou seu filhote recém-nascido por pelo menos 4 dias Robin W. Baird/Cascadia Research Collective

Uma baleia orca de luto carregou seu filhote recém-nascido por pelo menos 4 dias, em uma cena de cortar o coração, na costa de Victoria, na Colúmbia Britânica. Segundo informações do jornal Seattle Times, o animal nasceu vivo no último dia 24 de julho, mas morreu pouco tempo depois de causas desconhecidas.

O centro de pesquisa de baleias local agora está monitorando a mãe, que passou dias repetidamente carregando seu filhote morto, esforçando-se para empurrá-lo através da correnteza e fazendo mergulhos profundos para recuperá-lo toda vez que ele escorregava de sua cabeça.

Ela também chegou a carregar o filhote morto pelos dentes, apertando uma de suas barbatanas. Durante o luto da baleia, os biólogos realizaram uma vigilância, explicando aos curiosos navegadores o que estava acontecendo e por que eles precisavam manter a distância do local. 

A baleia em questão é conhecida pelos pesquisadores como J-35. A população de orcas ameaçadas de extinção da área atingiu seu ponto mais baixo em décadas, de acordo com os pesquisadores. Os animais foram dizimados pelo tráfego de navios, toxinas no oceano e, particularmente, o desaparecimento da sua principal fonte de alimento, o salmão chinook.

COMENTÁRIOS dos leitores