Júri popular do PM que matou jovem no Ibura ganha data

Julgamento vai ocorrer no dia 24 de setembro, que também é a data de aniversário da vítima

por Jorge Cosme qua, 29/08/2018 - 19:05
Reprodução/Facebook Mário estava passeando de bicicleta com um amigo, que também foi alvejado mas sobreviveu Reprodução/Facebook

A Justiça confirmou a data do júri popular do sargento reformado da Polícia Militar (PM) Luiz Fernando Borges, acusado de matar o adolescente Mário Andrade, de 14 anos, no dia 25 de julho de 2016, no Ibura, Zona Sul do Recife. O julgamento será no Fórum de Joana Bezerra, área central do Recife, às 9h do dia 24 de setembro, que é, coincidentemente, a data de aniversário de Mário.

“Estou eufórica. Vou fazer justiça bem no dia que meu filho nasceu”, disse Joelma Andrade, mãe de Mário e principal símbolo da luta por justiça. Ela foi uma das grandes responsáveis por fazer o crime não ser esquecido, promovendo e participando de mobilizações.

Mário estava em uma bicicleta na companhia de um amigo, de 13 anos. Na Avenida Dois Rios, a bicicleta esbarrou na moto do sargento reformado, que machucou o pé. Após isso, o policial matou Mário com três tiros e atingiu o segundo adolescente, que sobreviveu. Antes dos disparos, o sargento desferiu uma coronhada na cabeça de Mário, causando sangramento.

O réu alegou ter agido em legítima defesa. Em sua versão, ele contava ter sido abordado por dois bandidos que queriam roubar sua moto. Ele foi ao hospital dizendo ter levado um tiro no pé, o que perícia mostrou não ser verdade.

Atualmente, Luiz Fernando Borges está preso no Presídio de Igarassu. Em abril deste ano, a Secretaria de Defesa Social (SDS) oficializou a exclusão do réu da Polícia Militar.  “Estou feliz [sobre a data do julgamento], mas apreensiva por saber que vou estar cara a cara com o assassino do meu filho”, completa Joelma.

COMENTÁRIOS dos leitores