Paciente que atirou em médico tem internação decretada

Justiça determinou que o paciente passe por exame para esclarecer se ele é portador de doença mental e incapaz de entender o ilícito que cometeu

qui, 13/12/2018 - 09:13
Pixabay Jovem só poderá deixar hospital por ordem judicial Pixabay

A Justiça decretou a internação provisória do paciente Geovane Fernandes Silva de Oliveira, de 21 anos, acusado de atirar no médico psiquiatra Feliciano Abdon de Araújo Lima, de 72 anos, durante consulta em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), na última terça-feira (11). O juiz Rafael Carlos de Morais também determinou que o investigado passe por um teste de insanidade mental.

Geovane teria sofrido um surto durante consulta na Comunidade Terapêutica de Olinda, entrando em luta corporal e pegando a arma de fogo do médico. Ele fez vários disparos a esmo, que não atingiram o psiquiatra. Segundo informações iniciais colhidas pela polícia, o paciente apresenta deficiência intelectual.

A internação foi decretada durante audiência de custódia ocorrida na quarta-feira (12). O juiz solicitou que os médicos que examinarão Geovane respondam as seguintes perguntas: 1- o autuado é portador de doença mental?; 2- o autuado sofre de desenvolvimento mental incompleto ou retardado?; 3- em razão da doença, qual o grau de periculosidade do autuado?; 4- é o autuado inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com este entendimento? 5- o autuado, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado não é inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento?

O ofício foi encaminhado ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), onde o jovem ficará e só poderá ser liberado por ordem judicial. O exame deverá ser realizado no prazo de 15 dias. A Polícia Civil informou que o médico é policial aposentado e tem porte legal de arma.

COMENTÁRIOS dos leitores