PE: homicídios reduzem em 2018, mas 2019 começa violento

O Estado chegou ao 100º homicídio do ano nas últimas 24 horas

por Jorge Cosme sex, 11/01/2019 - 09:59
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Primeira reunião do Pacto Pela Vida ocorreu na quinta-feira (10) Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O governador Paulo Câmara (PSB) reuniu o secretariado, na última quinta-feira (10), para a primeira reunião do programa Pacto Pela Vida em 2019. Os dados consolidados de homicídios em 2018 devem ser divulgados no próximo dia 15 de janeiro, mas os resultados apontam para uma redução superior a 20% em relação a 2017. O começo de 2019, entretanto, tem apresentado números violentos.

Desde 1º de janeiro até esta sexta-feira (11), foram 103 homicídios, segundo levantamento da Rádio Jornal. Desses Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), 54 foram no Grande Recife e 49 no interior. O LeiaJá solicitou a confirmação desses dados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), mas a assessoria do órgão informou que só divulga quando os números do mês estão consolidados, o que ocorre na quinzena do mês seguinte. Nas últimas 24 horas, ocorreram cinco assassinatos no estado, sendo dois no interior e três na Região Metropolitana do Recife (RMR).

No último ano, todos os meses tiveram menos assassinatos em comparação com 2017. Entretanto, em comparação de mês a mês, não houve redução constante. Maio, por exemplo, teve uma morte violenta a mais (356) do que o mês de abril (355). Setembro (319) computou mais CVLIs do que agosto (287) e o número continuou a crescer em outubro (332), vindo a reduzir mais uma vez em novembro (299).

Para o secretário de Planejamento e Gestão e coordenador do Pacto Pela Vida, Alexandre Rebêlo, o ano de 2018 teve resultados extremamente positivos. "É a primeira reunião do ano, e nós temos um conjunto novo de secretários chegando agora. O governador convocou todos eles para entenderem a lógica de gestão do Pacto pela Vida. É uma lógica de gestão integrada, na qual as secretarias têm que trabalhar de formar conjunta para que possamos continuar reduzindo os índices de violência. Os dados finais do ano são extremamente positivos e serão divulgados na próxima semana pela própria SDS, mas a redução ficou acima de 20%", disse na quinta-feira.

COMENTÁRIOS dos leitores