Para diminuir o calor, prefeitura pinta ruas de azul

Além de amenizar a temperatura, o secretário de Meio Ambiente de Tiête afirmou que a medida vai reduzir os gastos da população com energia elétrica

por Victor Gouveia qua, 23/01/2019 - 09:39
Reprodução/Prefeitura de Tietê Reprodução/Prefeitura de Tietê

Desde a última segunda-feira (14), a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) do município de Tietê, localizado na Região Metropolitana de Sorocaba, interior de São Paulo, iniciou a pintura das vias da cidade de azul ciano. A iniciativa visa reduzir a temperatura ambiente, já que o asfalto convencional absorve mais luz e calor.

A técnica de fácil aplicação e baixo custo, pode ser aplicada em pavimentos, calçadas, hospitais, telhados escolares, prédios públicos, pontos de ônibus e outros locais. A gestão decidiu começar pelas ruas próximas ao SEMADES, mas, de acordo com a prefeitura, o objetivo é ampliar a pigmentação para outros bairros da cidade.

Em entrevista à Tv TEM, o secretário de Meio Ambiente George Nicolosi apontou que estudos revelaram que o azul reflete mais luz, reduz a temperatura do piso e ameniza a sensação térmica. Ele acredita que a diminuição do calor favoreça a população, já que vai atenuar o uso de ventiladores e ar-condicionado. “Um ambiente com temperatura mais amena vai demandar menos capacidade de resfriamento, e vai consumir menos energia. Embora o branco absorva mais, ele tem uma particularidade de gerar muita luminosidade e causa transtorno visual. Azul favorece conforto visual e térmico”, afirmou.

Segundo o secretário, a medida pode reduzir as contas de energia em até 10%. Para exemplificar a proposta, Nicolosi percorreu a rua pintada com um termômetro, e constatou que no asfalto sem tinta, a temperatura chegou a 54ºC. Já na área pintada de azul, o termômetro marcou 47ºC.

COMENTÁRIOS dos leitores