Campeão pan-americano de Kung Fu brilha no Ano Novo Chinês

Além da luta, Adriano Lourenço também se apresenta na dança do Leão e do Dragão

por Nataly Simões sab, 09/02/2019 - 17:23
Laury Domingos / LeiaJá SP Laury Domingos / LeiaJá SP

Conhecidas por trabalhar organização e disciplina, as artes marciais se tornaram populares no Brasil, sendo o Kung Fu a mais antiga de todas. Ela exige força, flexibilidade, agilidade e rapidez, contagiando os olhos dos que assistem.

Mas esses não são os maiores desafios para os praticantes, conforme explica o professor e atleta campeão pan-americano e sul-americano Adriano Lourenço, 32 anos, que participa do Ano Novo Chinês no bairro da Liberdade desde as primeiras edições. Segundo ele, os maiores desafios das artes marciais vêm de dentro. "O desafio não é só ter coordenação motora, isso a gente desenvolve a cada treino. Lutar requer olhar para si mesmo, controlar suas emoções, assumir seus erros, ficar feliz com seus acertos, e isso fez eu me tornar o ser humano que eu sou hoje", conta.

Influenciado por desenhos e filmes que retratam lutas marciais, Adriano lembra que começou a treinar Kung Fu aos oito anos. "Desde criança eu sempre me interessei por artes marciais e foi aí que meu pai me inscreveu em uma academia, onde eu treinei por mais de dez anos. Depois, eu fui indicado para o mestre Tomás Shan e treino com ele até hoje", diz.

Envolvido com a Associação Amigos China e Brasil, organizadora do Ano Novo Chinês na Liberdade, Lourenço é presença garantida na festa com demonstrações de Kung Fu. “Nas últimas três edições também venho me apresentando na dança do Leão e dança do Dragão, inclusive, estou entre os organizadores da academia de artes marciais chinesas que apoia o evento", acrescenta.

A celebração do Ano Novo Chinês na Praça da Liberdade continua neste domingo (10), das 10h às 20h, com atrações para toda a família.

Confira também no LeiaJá:

Bairro da Liberdade celebra o Ano Novo Chinês

Apresentadora recorda sua 1ª dança tradicional chinesa

Músico diz que público é envolvido com canções chinesas

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores