Após pedido da PCR, Justiça exige a interdição do Holiday
A determinação aconteceu na tarde desta quarta-feira (13). Moradores do edifício e comerciantes do terreno terão 5 dias para saírem do local
Após a Prefeitura do Recife solicitar judicialmente a interdição do Edifício Holiday, que fica em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, a justiça determinou, na tarde desta quarta-feira (13), pela interdição total desse, que é um dos edifícios mais antigos e históricos da cidade.
A prefeitura justifica que essa interdição se dá "após três meses de tentativa de uma solução negociada com o condomínio" e que o pedido "se baseou em laudo do Corpo de Bombeiros que atestou risco 4, em uma escala de 1 a 4, de incêndio do Holiday".
Também foi explanado pela prefeitura que "a condição estrutural do edifício é alvo de preocupação desde, pelo menos, o ano de 1996. Desde então, o holiday foi alvo de vistorias, intervenções e recomendações de diversos órgãos públicos".
Os gestores da cidade do Recife apontam que iniciou-se um trabalho de diálogo entre os moradores e os diversos órgãos envolvidos "na tentativa de evitar o prejuízo social de uma interdição imediata no edifício de 476 apartamentos". A gestão garante que esteve diariamente no Holiday para que "a situação fosse solucionada sem a necessidade da saída das famílias".
No dia 28 de fevereiro, foi realizada uma audiência com o juiz Luiz Gomes da Rocha Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital, envolvendo representantes dos moradores do edifício, da Celpe, da Prefeitura do Recife, da Compesa, da Polícia Civil e Militar. Após a audiência, o juiz e os demais presentes fizeram uma vistoria no Holiday.
O Ministério Público de Pernambuco também investigou as condições de habitação do Holiday
Na tarde desta quarta (13), a Justiça decidiu pela interdição do Edifício. Após a notificação do condomínio, os moradores e comerciantes do terreno terão cinco dias para deixar o local de forma voluntária, do contrário, força policial pode ser usada para que a determinação seja cumprida.
A Prefeitura do Recife diz que está mobilizando equipes das secretarias de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos, Saúde, Mobilidade e Controle Urbano e Defesa Civil da cidade.
"Já a partir desta quinta-feira (14), estará disponível, para quem necessite, apoio para a logística da mudança e vagas em abrigo público municipal", aponta a prefeitura. Equipes da Secretaria de Saúde farão o acompanhamento de moradores idosos, deficientes e com mobilidade reduzida e o SAMU 192 estará a disposição.