SP passa a ter 8 delegacias da mulher abertas 24h
Localizada em Santos, unidade existe desde 2008, mas precisou de um remanejamento de mais quatro profissionais para garantir atendimento em período integral
Nesta terça-feira (26) foi inaugurada a 8° Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) 24h no Estado de São Paulo. A delegacia, localizada na cidade de Santos, existe desde dezembro de 2008, mas precisou de um remanejamento de mais quatro profissionais – uma delegada e três escrivãs – para garantir o atendimento em período integral.
Para atender a nova demanda, a delegacia também passou por uma reforma, com pinturas internas e externas, além da troca de revestimentos.
Ao longo do ano passado, a DDM de Santos instaurou 872 inquéritos policiais, expediu 238 medidas protetivas e realizou 129 prisões. Somente no mês de janeiro deste ano, foram 86 inquéritos, 62 medidas e 15 prisões.
A delegada titular da DDM, Fernanda dos Santos Souza, falou da importância da implementação 24 horas da delegacia, segundo divulgou a Secretaria de Segurança Pública. "É necessário um atendimento diferenciado e mais humanizado às mulheres. A ideia é permitir que a vítima se sinta à vontade e tranquila para fazer a denúncia. E agora, com o atendimento 24 horas, isso poderá acontecer em qualquer horário", afirmou Fernanda.
As outras sete DDMs do Estado estão localizadas na Vila Clementino, Praça da Sé, Itaquera, São Mateus e Santo Amaro, na capital paulista, e nas cidades de Campinas e Sorocaba.
por Laura Dantas