Ato público marca os 23 anos do massacre de Eldorado

Manifestação organizada pelo MST (Movimento dos Sem-Terra) ocorre no mercado de São Brás, em Belém, desde o dia 15. Ação da PM na curva do S, em 1996, matou 19 trabalhadores rurais.

qua, 17/04/2019 - 07:58

O Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) promove em Belém, no Mercado de São Brás, um ato público que abre a Jornada de Lutas por Reforma Agrária. A manifestação também registra os 23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996. 

O massacre aconteceu no município de Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará, na curva do S. Dezenove trabalhadores rurais foram mortos em uma ação da Polícia Militar do Pará. A data passou a ser conhecida mundialmente como o Dia da Reforma Agrária.

O militante Antonio Aquino, que vive em um assentamento no distrito de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém, disse que abril se tornou um mês de lutas para os trabalhadores rurais. "É luta dos movimentos socias a partir do Eldorado dos Carajás. Até hoje esse massacre está impune. A justiça do nosso país é lenta e só funciona para as pessoas com boas condições financeiras”, afirmou Antonio.

O ato público em São Brás, iniciado no dia 15 com a montagem dos acampamentos na praça, terá debates temáticos sobre a produção de alimentos saudáveis, educação e cultura, direitos sociais, exibição de vídeos, exposição de fotografias, apresentações culturais e a 5ª Feira da Reforma Agrária “Mamede Gomes”.

A militante e feirante Elizandra Morais, do acampamento Chico Mendes, de Santa Izabel do Pará, informou que o intuito da feira é mostrar o trabalho manual feito por homens e mulheres do campo com produtos da terra. “Trazemos da terra o fruto do nosso trabalho dos homens e das mulheres camponesas do Movimento Sem-Terra. A gente costuma trazer uma variedade de produtos não so in natura, mas também produtos já processados como doces, polpas de frutas. Trazemos para mostrar para a população que nós não somos vândalos como muitas vezes somos vistos”, afirmou Elizandra.

Confira a programação desta quarta-feira:

Dia 17/04

Manhã – Mobilização por democracia, justiça e liberdade e contra a violência no campo.

Tarde/Noite - 17h- Celebração Interreligiosa "23 Anos de Eldorado, Massacres continuam". Encerramento e retorno para as áreas.

Por Mônica Suellen.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores