Homem é preso por migração ilegal de oito estrangeiros

O suspeito, junto com o grupo de estrangeiros, foi detido no Aeroporto do Recife sem visto para a entrada no Brasil

por Victor Gouveia qui, 09/05/2019 - 10:28

Um contador, de 55 anos, foi preso em flagrante por suspeita de realizar a migração ilegal de oito estrangeiros, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Imbiribeira, Zona Sul. Ele contou a Polícia Federal que era estagiário de uma empresa de transbordo, mas foi descoberto que na verdade receberia uma quantia pelo translado dos passageiros.

Os oito cidadãos de Bangladesh desembarcaram no Recife de um voo vindo de Buenos Aires, na Argentina, no último domingo (5). O grupo possuía passaportes, carteira de tripulante marítimo e uma carta da empresa marítima de transbordo, com o objetivo de embarcarem no navio 'Ocean Exporter'. Porém, a Polícia Federal (PF) entrou em contato com a empresa responsável pela embarcação, que informou não haver previsão para o embarque de tripulantes. Mesmo com os passaportes autênticos, a entrada deles no Brasil seria irregular, pois não possuíam visto.

Nesse momento, o contador que acompanhava o grupo apresentou-se como estagiário de uma empresa de transbordo e afirmou que ia buscar a documentação necessária - esquecida no hotel. Ao retornar a PF, ele apresentou um pedido de refúgio assinado por um advogado de São Paulo e não o documento que regularizaria a situação do grupo.

O contador foi preso em flagrante por promover a migração ilegal de estrangeiros em troca de uma quantia não revelada. Após a apreensão, ele passou por audiência de custódia, mas foi liberado depois de pagar fiança, logo, responderá pelo crime em liberdade. Caso condenado, poderá receber uma pena de dois a cinco anos de reclusão. A PF protocolou o pedido de refúgio dos migrantes, que será encaminhado para o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) para avaliação.

COMENTÁRIOS dos leitores